segunda-feira, 25 de maio de 2009

Festa do Divino 9

Largo da Matriz destruído
Invasão da praça e do salão paroquial
Ao fundo vê-se as duas torres da Matriz
Foto: Adriano César Curado

     A partir da festa de Geraldo de Pina, o turista nacional descobriu Pirenópolis, que por sua vez não se encontrava preparada para acolhê-lo. A cidade vivia um dilema: se por um lado ainda vivia a nostalgia das festas do passado, por outro sentia a cobrança cada vez maior dos novos visitantes. Foi nesse contexto histórico que surgiu, no início da década de 1970, a Goiastur (hoje Agetur), órgãos do governo de Goiás que resolveu interferir diretamente nas Cavalhadas de Pirenópolis. 

     Com a concepção de que as vestimentas dos cavaleiros nada tinham com as cruzadas, principalmente os cristãos, que trajavam fardamento da polícia militar, o governador Irapuã Costa Júnior financiou toda a indumentária dos cavaleiros. Com base num livro sobre vestimentas antigas, reinventaram todo o traje dos cavaleiros. Então encomendaram as roupas às costureiras locais, que foram pagas com a verba estadual. O Estado ainda doou bota, espora, arreio, rédeas etc. Quem correu naquela época, lucrou bastante.

     Essas medidas da Goiastur causaram à primeira vista certa estranheza na população local, tão acostumadas com o tradicionalismo e a imutabilidade de suas tradições. Alguns consideram que tais mudanças foram divisores de águas na fronteira entre as festas do passado, que eram unicamente dos pirenopolinos, com as modernas, feitas para deleite dos visitantes e incrementação cada vez maior da indústria do turismo.

     Atualmente impera a padronização dos uniformes e o luxo exagerado de alguns cavaleiros, que exorbitam em ostentação, como a compra do melhor veludo, pedrarias caríssimas e cavalos de raça. Não sai por menos de 10 mil reais a confecção de uma roupa de cavaleiro em Pirenópolis na atualidade. E se for rei ou imperador, então, esse valor praticamente dobra. Diferente dos antigos cavaleiros, hoje ninguém mais corre se não montar um puro sangue criado em cocheira, o que se converteu num critério de seleção onde os pobres ficam excluídos.

Bibliografia:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Divino, o santo e a senhora. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
CARVALHO, Adelmo. Pirenópolis, coletânea 1727-2000, história, turismo e curiosidade. Goiânia: Kelps, 2000.
CURADO, Glória Grace. Pirenópolis, uma cidade para o turismo. Goiânia: Oriente, 1980.
FERREIRA COSTA, Lena Castelo Branco. Arraial e coronel. São Paulo: Cultrix, 1970.
JAYME, Jarbas. Esboço histórico de Pirenópolis. 2 v. Goiânia: Imprensa da UFG, 1971.
JAYME, José Sisenando. Pirenópolis (humorismo e folclore), 1983.
SILVA, Mônica Martins da. A festa do Divino – romanização, patrimônio e tradições em Pirenópolis (1890-1988).

Adriano César Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado