quinta-feira, 25 de junho de 2009

O imperador e sua corte 4

Saída do cortejo da casa do imperador 2009

     O Cortejo Imperial é o único momento que o imperador tem a festa somente para si. Nas outras ocasiões ele divide espaço com a Igreja (novenas) ou mesmo com outros seguimentos (banda, mordomos etc). No cortejo seguem apenas ele e sua corte, que é representada por familiares, amigos e convidados. A disposição dos membros segue a tradição e também suas ordens imediatas.



O imperador no cortejo imperial 2009

     As bandeiras principais com o símbolo do Divino foram carregadas por suas três filhas, e outras bandeiras acessórias por mocinhas vestidas de branco. Trajava ele um elegante smoking branco com gravata vermelha dentro do quadro imperial - quatro varas sustentadas por quatros meninas - ao lado da esposa. Atrás vinham seus convidados, geralmente amigos e parentes.



Crianças carregam bandeiras
Cortejo imperial 2009
Foto: Thais Valle




     No cortejo também se viam um andor caracterizado (branco e vermelho), carregado por crianças do sexo feminino, e vários arcos carregados por casais infantis com roupas típicas. Completavam os integrantes o congo e a congada.


Crianças carregam andor
Cortejo imperial 2009
Foto: Thais Valle


     E ao som da Banda de Música Fênix, sob a regência do maestro Alexandre de Pina, lá foi o imperador Marcus rua Direita afora, debaixo dum teto de bandeirolas bicoloridas e com aplausos da assistência.

Adriano César Curado

Um comentário:

  1. Eu assisti essa festa. Comi bastante verônicas na casa do Imperador.

    Silvino Martins

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado