sexta-feira, 30 de julho de 2010

O prédio dos Correios em Pirenópolis

Praça Central, com Salão Paroquial ao fundo
Foto: Arquivo da Biblioteca Pyraí (2010)



Soube eu que a verba para a reforma do largo da Matriz já está na conta da Prefeitura Municipal de Pirenópolis. E parece que não é pouca quantia. Com esse dinheiro vão retirar a horrorosa Praça Central, toda feita de pedra e destoante do restante da arquitetura. Demolirão também a Casa Paroquial, um edifício construído pela Igreja Católica na década de 1960 e que mais parece um caixote que esconde a vista do funda da Matriz.

Depois que esses monumentos da modernidade saírem, retornará o velho e romântico largo, que será totalmente arborizado. Teremos um pequeno parque bem no centro
de Pirenópolis. Que maravilha!



Prédio dos Correios em Pirenópolis.
Foto: Arquivo da Biblioteca Pyraí (2010)



Só há um probleminha. O feioso prédio dos Correios, que está situado bem no centro do largo, não será demolido. Certamente que algum lobista trabalhou na parada. Nem mesmo reformar o sobrado irão, dando-lhe pelo menos um aspecto colonial.

Construído na década de 1970, o sobrado dos Correios foi a última construção a invadir o espaço do largo e, pelo que contam os antigos, situa-se onde está por motivos políticos. Quiseram (e conseguiram) tirar a vista que certo casarão tinha do largo. Vou indagar essa história e depois conto aqui.

É mesmo uma pena que perderemos a chance de reaver na íntegra a história do antigo Largo da Matriz, lugar de Cavalhadas e manifestações políticas. Ah!, já foi até cemitério, mas essa é uma história que contarei depois, quando apurar melhor os fatos.

by Adriano César Curado


2 comentários:

  1. Que pena que construiram essa praça horrível no lugar do largo. Deve ter sido algum político em busca de votos.
    Depois veio aquele salão paroquial tenebroso, que provavelmente é influência da igreja, que na certa pensa que é dona do lugar. Isso, da igreja ser dona no lugar, eu tô arriscando, mas façam uma pesquisa e descubram se não tenho razão. Aposto tudo que tenho como os eclesiásticos têm o largo da Matriz como propriedade da santa padroeira do lugar.

    Valprida Perneggis

    ResponderExcluir
  2. Essa sede do correio tem que deixar o Largo da Matriz. Não é possível que o Iphan não vai se pronunciar! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado