quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fotografias

Praça na frente da Igreja Matriz em 2010

     Quero prestar alguns esclarecimentos sobre as fotografias que publico neste blog.

Fotografia de interior de casarão em Pirenópolis, 2010

     Recebi algumas mensagens que reclamam da tarja "Arquivo da Blibioteca Pyraí" em algumas fotos, o que, segundo os que reclamaram, prejudicam a divulgação das imagens.

Fotografia de interior de casarão em Pirenópolis, 2010

     Minha explicação é a seguinte. A menção ao arquivo da Pyraí só ocorre quando a fotografia é de minha autoria.
 
Teto da Capela-mor da Matriz de Pirenópolis em 1985


     Quando as fotos são históricas, publico-as sem ressalva alguma, pois sei que pertencem ao domínio público e todos devem delas desfrutar.


Ponte do Carmo em 1985

     Possuo em arquivo centenas de fotografias antigas de Pirenópolis, que me foram doadas por parentes e amigos. Não pretendo, como fazem alguns, guardá-las em gavetas ou marcá-las com endereço de sites. Irei publicá-las de acordo com a necessidade dos textos.

Casarão de Tonico do Padre em 1985
     Portanto, sempre que publicar imagens antigas neste blog, podem ficar tranquilos meus leitores, elas virão sem qualquer intervenção minha.


Acampamentos às margens do rio das Almas
década de 1970



Adriano César Curado
 

9 comentários:

  1. Vc está corretíssimo em mencionar a origem das fotos que tira. Como está certo também em não marcar as fotos históricas, para que todos possam dela usufruir livremente. Cá para nós, é ridículo colocarem tarja em fotos antigs, como se a imagem que se foi fosse propriedade de apenas uma pessoa.

    Vanessa Amorim

    ResponderExcluir
  2. Bom, esse negócio de autoria de foto realmente dá muitos problemas. É sempre melhor previnir uma situação desconfortável que pode gerar muitas dores de cabeças. Agora mudando de assunto, (é só um conselho, um toque), as letras das postagens estão muito pesadas, talvez seja melhor colocar letras mais leves, com uma cor neutra e sem ser negritada. Isso ajuda na leiturabilidade do blog, já que o texto não está imprenso, e sim numa tela, o que costuma cansar a vista com mais facilidade. Bom, conselho dado, postagem comentada. Abraços, 'Mr. Luiz de Aquino'... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com esse negócio de autoria de foto. Se bateu a foto, tem que botar no mundo pra todos usufruirem.

    Kassia Danyelle Cunha

    ResponderExcluir
  4. Desta forma, tirei todas as marcas das fotos antigas de Pirenópolis em meu site: http://www.pirenopolis.tur.br/imagens/Ruas+e+Paisagens. Concordo que obras de outrem não devem ser assinadas por aqueles que não o autor. Porém, certos trabalhos executados sobre a obra, como os tratamentos de imagens, tornam-as de autoria múltipla, pois dá muito trabalho tratar uma imagem antiga, tanto que devolvi ao meu site as fotos sem tratamento.
    Quanto aos créditos, é óbvio que pessoas que fotografam por lazer talvez não tenham interesse em créditos ou pagamentos, mas aqueles que fotografam por trabalho ou profissão, logicamente precisam de créditos e pagamento. Afinal, ninguém trabalha de graça "pra todos usufruirem". Acho também corretíssimo colocar os créditos do fotografo nas imagens antigas, caso sejam identificados. É uma forma de respeito, consideração e valorização do trabalho do artista, pois fotografia é arte também.
    Por falar nisso, há tempos venho conversando com o Nivaldo do Click Fotos, que possui um bom acervo de imagens antigas digitalizadas, para editarmos um livro e uma exposição de fotografias antigas no Cine-Pireneus. Quem sabe, Adriano Curado, você topa esta empreeita. Fica aqui minha sugestão.
    Mauro Cruz

    ResponderExcluir
  5. Ué, gente, se foi ele que tirou a foto, ele é dele e pronto! Que discussão é essa?

    Marília Paiva

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela atitude de postar estas fotografias. Também sou pirenopolino, de familia pirenopolina, e fico contente quando vejo algumas dessas fotos, e comprovar o que meus familiares falam da nossa cidade, pois nasci depois dessas fotos.

    ResponderExcluir
  7. A fotografia não é a reprodução dum momento determinado no tempo e no espaço? Pois então ele tem que ser pública, sim, como pública é a paisagem que se descortina sob nossos olhos.

    Mirian Leite Camargo

    ResponderExcluir
  8. também sou fotógrafo e claro que quero sempre preservar meus direitos sobre a imagem! Chico Lima

    ResponderExcluir
  9. as fotos são de todo mundo, mas que as tira deve ganhar algum trocado com elas, né?!

    Samantra Lopes

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado