domingo, 7 de novembro de 2010

SONHO PIRENOPOLINO


Com que sonha afinal
Esse povão bem festeiro
Que habita incontinente
Nas sombras do velho Frota?



Que será que ainda busca
A gente alegre de Pirenópolis,
Ao enfileirar suas Cavalhadas
Nas ruas quentes de pedra?




Não saberia lhe responder!
Nem tenho meios de saber,
Porquanto é um mistério
Conhecer tão singular aldeia.



Mas já vem de bem longe
O enigma meiapontense,
Das eras das alcovas lacradas
Nos casarões impenetráveis.



De quando, fechados detrás das paredes,
Protegidos por ressequidos adobes,
Espiavam matreiros os antigos
Pelas frestas das tabuletas.



Fato é que um dia ousaram por aqui,
Misturaram sangue branco e mestiço,
Levantaram templos de terra
Erigiram casarões sobre dura aroeira.



E agora levam adiante aquele sonho!
São as ensaiadas Pastorinhas no teatro,
Os Cururucus que fazem graça,
Ou a folia que arrecada o óbulo da fé.




Sei só que meu coração dispara
Cada vez que toca a banda afinada,
Ou ouço o polaco rouco do Mascado,
Ou badala soluçante o sino da Matriz.




É que também sou parte desse sonho,
Sou nota musical na sinfonia do Almas,
Sou parte das pedras do calçamento,
E voltarei ao barro do adobe das paredes.



by Adriano César Curado

3 comentários:

  1. Todos nós que amamos esta terra maravilhosa chamada Pirenópolis compartilhamos do sonho. Sua alma de poeta soube expor o interior do coração dos apaixonados pelas ladeiras de pedra e candeias de ouro.

    Fabricia Miranda

    ResponderExcluir
  2. Bela poesia adornada com belas fotos de Piri. Eh!!! Terra boa!!!
    Luís Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Seu poeta maluco, vc me força a correr para Piri e me lançar de cabeça nas águas bravias da cultura transcendental!!!!!

    Mércia Lemes

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado