sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Imagem e o Imaginário

Imagem do acervo da Família Pina



Esta fotografia registra, no Largo da Matriz, uma embaixada entre o rei mouro José de Pina (Zé de Lulu) e o embaixador cristão Benedito Jayme Siqueira (Dita Zafá), nas Cavalhadas de 1958.

Esta foi a última encenação no largo, já que, oito anos mais tarde, as Cavalhadas retornariam, na Festa do Divino de Mauro de Pina, mas agora no campo de futebol Dr. Ulisses Jayme, onde está até hoje.

Se analisarmos bem a imagem, veremos que, naqueles bons tempos de gente educada, não havia sequer uma corda para conter o povo, mas ainda assim ninguém invadia o campo.

Outra curiosidade é o casarão no canto direito da foto, onde atualmente está a casa de dona Ita e seu Alaor de Siqueira. Naquela época diziam que a casa, já uma tapera, era mal assombrada e à noite ouviam-se gritos, arrastar de correntes e pedidos de socorro vindos lá de dentro.



by Adriano César Curado, escritor, poeta e historiador. Baixe gratuitamente seu livro DEUS MORA NO SEU INTERIOR ou entre em contado através de adrianocurado@hotmail.com




3 comentários:

  1. Toda vez que eu vejo uma fotografia antiga de Pirneópolis dá vontade de entrar nela e nunca mais sair. E postagem maravilhosa e poética essa sua! Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Posso baixar essa fotografia para mim?!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Linda foto. Que casa bela, é uma pena ter acabado com tantas outras assim. Para assistir às cavalhadas hoje, a gente fica numa distância enorme do campo, no 35° andar. É um desrespeito para com o público, cavaleiros e mascarados. Eu consegui uma foto do cavaleiro Zé de Lulu jogando a lança por cima do arco das argolinhas. Você tem esta foto? Se não tiver, eu envio, me mande o e-mail. O meu e-mail é serjupompeo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado