sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Objetos das casas ( I )


Pirenópolis tem características que eu muito admiro, e entre elas está a “vida” da cidade. Seus casarões não são apenas cenários que compõem as ruas, neles moram famílias que participam ativamente do cotidiano da cidade. Sua Festa do Divino, por exemplo, em vez de ser apenas um espetáculo para turista apreciar, se transforma num fator de união de pirenopolinos, ocasião em que a cidade toda se aglomera em torno do Imperador, auxilia-o na preparação dos festejos.

Por ser uma cidade assim tão ativa, nada melhor para descrevê-la que mostrar o interior dos casarões. Então visitei algumas famílias e recebi permissão para fotografar seus pertences. A única ressalva, e com razão, foi que eu não revelasse onde se encontram os objetos. O material fotográfico que consegui é surpreendente e farto, motivo pelo qual vou apresentá-lo em diversas postagens.

 


Relógio Omega que pertenceu a um coronel

 
Faca com cabo de madrepérola

Faca com bainha e cabo torneado

Caneta tinteiro

Moeda do Império

Estampa do sabonete Eucalol

Verso da estampa do sabonete Eucalol

Estampa do sabonete Eucalol



by Adriano César Curado, escritor, poeta e historiador. 
Baixe gratuitamente seu livro DEUS MORA NO SEU INTERIOR ou entre em contado através de adrianocurado@hotmail.com

4 comentários:

  1. Que grande ideia você teve, nunca tinha visto nenhuma postagem que mostrasse o interior dos casarões de Pirenópolis. Pode até parecer uma coisa simples, para quem lá mora, mas para mim, por exemplo, que só conheço a cidade como turista, é a única oportunidade de saber o que tem dentro das casas. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Marco Antônio de Lima11 de fevereiro de 2011 às 13:54

    Boa tarde, sou colecionador de moedas antigas e gostaria de adquirir algumas que os pirenopolinos têm em casa. Essa, em especial, que você postou é raríssima e estou disposto a pagar bem por ela. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Machado de Oliveira14 de fevereiro de 2011 às 08:11

    Adorei sua ideia de contar o que tem lá por detrás das portas e janelas de Pirenópolis. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Marício F. Moreira Alves23 de fevereiro de 2011 às 18:04

    Seu blog está no site de compra e venda de moedas antigas ( http://tecnoblog.net/loja/moedas-imperio/ ) e eu gostaria de saber se a moeda do império do Brasil que vc mostra é sua e se tem interesse em vendê-la. Pago bem.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado