quinta-feira, 7 de julho de 2011

Festa do Morro dos Pireneus 2011

Foto: www.omelhordepirenopolis.com.br


     Os de fora chamam de Festa da Lua, os da cidade de Festa em louvor à Santíssima Trindade. Fato é que essa tradição teve início em 1927, por iniciativa de Cristovam José de Oliveira, que ali mandou edificar uma capela, onde no mesmo ano (18.06) foi celebrada, pelo saudoso padre Santiago Uchôa, a primeira missa, que contou com a participação de apenas 35 pessoas.
     
     Com o tempo, criou-se uma tradição entre as famílias tradicionais pirenopolinas de montar acampamento ao sopé do primeiro pico, durante a lua cheia de julho. 
     
     Ultimamente, no entanto, essa festa, que acontece dentro do Parque Estadual dos Pireneus, começou a ser frequentada por pessoas descompromissadas com o meio ambiente. A situação ficou crítica, até que, no ano passado, um incêndio que começou num dos acampamentos se alastrou e destruiu boa parte da área do parte. 

     Os órgãos ambientais queriam acabar com as festividades, a população tradicionalista se opôs e, depois de muita queda de braço, chegou-se a um acordo. Este ano o festeiro é Carlito de  Jesus Oliveira e será ele o responsável pelo cadastramento de todos que quiserem acampar no local. Uma tenda será mondada ali durante a festa para esse fim.

     Acampar ou simplesmente passar o dia na Festa do Morro é muito gratificante. Do parapeito da capelinha, tem-se uma vista maravilhosa do Planalto Central do Brasil. Quem ficar para a noite, poderá testemunhar o espetáculo sem igual da lua que nasce entremeio aos recortes do cerrado.

     Por fim, vale lembrar que existem no local duas capelas. Uma situado no cume do primeiro pico, outra no largo ao sopé, perto dos acampamentos.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12.07.2011 - Terça-feira
* 17h00: saída da procissão da Igreja do Bonfim, para o Morro dos Pireneus
* 21h00: início do tríduo (terço católico de três dias) na Capela do Largo
* 22h00: recepção dos romeiros na Barraca do Festeiro, Carlito de Jesus Oliveira

DIA 13.07.2011 - Quarta-feira
* 19h00: segundo tríduo na Capela do Largo

DIA 14.07.2011 - Quinta-feira
* 19h00: terceiro tríduo na Capela do Largo
* 20h00: levantamento de mastro e confraternização

DIA 15.07.2011 - Sexta-feira
* ÀS 10h00: Missa na Capela do Largo
* ÀS 11h00: batizados na Capela do Largo
* ÀS 12h00 almoço na Barraca de Festeiro, Carlito de Jesus Oliveira
* ÀS 18h00: missa na Capela do Pico
* A partir das 19h00, contemplação do luar


Foto da 1ª Missa - 5.7.1927

Fonte:

* Cartaz da Festa do Morro dos Pireneus 2011

* Entrevista com Maria Jayme de Siqueira Pina (aos 88 anos de idade)

* CARVALHO, Adelmo de. Pirenópolis Coletânea 1727 – 2000 – História, Turismo e Curiosidades. Goiânia: Kelps, 2001, p. 167.

Um comentário:

  1. Oi Adriano, você tem a relação das pessoas naquela foto da primeira missa no Morro dos Pireneus? Seria bacana que pudesse listá-los... Obrigada e bom trabalho.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado