quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uiara Pereira Pina no Diário da Manhã



AS RELÍQUIAS BENÉFICAS DE GERALDO DE PINA E LULU DE PINA (in memorian).

Publicado no Diário da Manhã do dia 10.2.2012

     "Em certas brechas de tempo, as pessoas se perguntam quem seriam estes homens tão afamados por seus nomes, e por suas benfeitorias em Goiás, Geraldo de Pina e “Lulu de Pina” como decifrá-los?

     Engenheiro Civil e Sanitarista, GERALDO DE PINA morava no Rio de Janeiro e veio para Goiás a convite de seu tio Aquiles de Pina com o intuito de que seu sobrinho implantasse a rede de esgoto no centro de Anápolis com o apoio de Carlos de Pina, prefeito na época. Geraldo de Pina enfim, honrosamente cumpriu esta missão.

     Ao ser eleito como Governador, José Feliciano Ferreira indicou GERALDO DE PINA como presidente da SEVOP, onde realizou várias obras de infra-estrutura. Logo após foi nomeado presidente da COTELGO, onde instalou a linha telefônica em Anápolis, cidades vizinhas e Pirenópolis. Na mesma época, foi indicado para então, presidente da CELG, tempo este de Cachoeira Dourada. GERALDO DE PINA instalou a rede de energia em Anápolis e Pirenópolis, tendo como conseqüência uma nova era de desenvolvimento. Este homem não era apenas uma “máquina” de idéias geniais, mas também um ser humano de alma limpa e caridosa. Doou em vida, os terrenos para o crescimento de Vila Propício, cidade simples e pequena próxima á Pirenópolis. O nome de Vila Propício foi dado em homenagem á seu avô, Propício de Pina. Com sua passagem pelo DERGO, Geraldo abriu a estrada de Planalmira-Goianésia, GO 338, que hoje, infelizmente possui dois nomes. Na época de 1.964 GERALDO DE PINA foi eleito a deputado federal, tempos estes do presidente Marechal Castelo Branco.

     O Pina trouxe grandes figuras da nossa história á Pirenópolis, como Pedro Ludovico, Mauro Borges, José Feliciano. Uma história que vai da política até a famosa fazenda “Chumbado”, onde essas importantes figuras pernoitaram para assistirem a grande festa que “LULU DE PINA” oferecia. Geraldo levou até Pirenópolis Juscelino Kubitschek de Oliveira, onde almoçou na pensão Padre Rosa, o que nos faz lembrar do saudoso Joanito Jayme. A pensão hoje é de propriedade de seu filho Ranuf Jayme, que nos recebe tão agradavelmente bem.

     O desenvolvimento de Pirenópolis se deu como trunfo, pois a cidade estava esquecida.

     Seu pai “LULU DE PINA” foi eleito prefeito de Pirenópolis. Homem simples, honesto, humilde, não gostava de se pronunciar em comícios e nem ao menos tirar “um retrato”, como naquela época dizia. Uma história e tanto para citar. Foi muito criticado por seu adversário na época, por ser de mais idade, até de cego o chamaram. Com pouca renda, “LULU DE PINA deu início á construção do prédio da prefeitura. Como o dinheiro era pouco, a obra ficou inacabada. Seu filho GERALDO DE PINA, então, trouxe homens de sua firma AGROENGE, localizada na época em Brasília, e terminou a construção do prédio por sua conta. Uma família além de caridosa, unida. “LULU DE PINA” não parou por ai, fez o grupo Alto da Lapa dando o nome de um grande amigo, Ermano da Conceição.

     Em 1.966, “LULU” colocou seu filho Mauro de Pina na sorte para imperador da Festa do Divino Espírito Santo. E assim foi sorteado. Como havia dez anos que a cidade não tinha a apresentação das cavalhadas, “LULU DE PINA”, com todo seu esforço e amor pela cidade levantou toda a festa, “mexendo seus pauzinhos”. O seu filho, “Zé de Lulu”, como era chamado, era o responsável de buscar os cavalos em Goianésia para que fossem emprestados aos cavaleiros. Eloi Basílio ficou com o encargo de zelar pelas espadas vindas de Palmeiras de Goiás. A banda de música tocava e era remunerada pelo então imperador. Fazer a festa do Divino sem ter nem sequer ajuda oficial, é então somente para nomes desse porte. É este o relato, da verdade, da honradez, e por que não dizer?

     Reviver a relíquia da história de Pirenópolis é citar os fatos concretos, o que realmente aconteceu e quem realmente fez acontecer, doa a quem doer.

     “Honra e respeito tenho por essa família, carrego comigo a carga do amor, do significado de família, da honestidade, de caridade, sou neta de “LULU DE PINA”, sobrinha de “GERALDO DE PINA” e filha de MAURO DE PINA, orgulho tenho de fazer parte, um tanto quanto breve, dessa história de gente simples, humilde, honesta e unida.

     A família Pina agradece ao atual prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Mello, por ter homenageado nossa gente, pessoas estas que contribuíram com o desenvolvimento de Pirenópolis."

Uiara Pereira de Pina
Socióloga e Bacharel em Direito
(uiarap@yahoo.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado