terça-feira, 27 de março de 2012

Centro de Cultura Ita Siqueira


     O Iphan Goiás em parceria com o Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura Municipal de Pirenópolis, realiza no dia 1º de Março de 2012 (quinta-feira), às 17 horas, a cerimônia de entrega pública da antiga sede da Prefeitura de Pirenópolis/GO para a comunidade. Esta é mais uma das obras inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento.

     Os serviços de requalificação da antiga sede da Prefeitura de Pirenópolis/GO teve como objetivo restaurar arquitetonicamente o imóvel e adequá-lo em um espaço apropriado para a difusão de atividades culturais que, são importantes para o desenvolvimento social da cidade. Agora, o local, abrigará o “Centro de Cultura Ita Siqueira”. Dentre os serviços executados incluem a restauração arquitetônica da cobertura, alvenarias, esquadrias, do forro, piso e, instalações elétricas e hidrossanitárias, pinturas e revestimentos.

    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional considera a requalificação e restauração arquitetônica da antiga sede da Prefeitura de Pirenópolis/GO fundamental para a melhoria da qualidade de vida da comunidade Pirenopolina, pois, além do bem estar cultural e material, ele representa a garantia do exercício da memória e da cidadania. A partir do uso das dependências do edifício, várias atividades comunitárias voltadas para a música, pintura, dança, entre outras, serão realizadas no local.

     Ita Lopes Siqueira nasceu em Pirenópolis/GO, e logo cedo, se interessou pela arte musical. A música foi à principal responsável para que o destino de Dona Ita se cruzasse com o de Seu Alaor Siqueira. O casal compôs várias músicas, contudo, suas carreiras não se resumem a composições musicais, pois, ambos, são artistas completos, violinistas, compositores e poetas. O casal costumava realizar serenatas com seus amigos músicos pelas ruas de Pirenópolis, criaram o conjunto “Serenata de Pirenópolis”, pelo qual tocaram as melhores músicas de todos os tempos. O casal, ainda, era responsável pela peça teatral “As Pastorinhas”, auto de Natal, importante símbolo folclórico da Festa do Divino Espírito Santo, que foi encenada sob a direção de ambos, durante 28 anos no teatro Sebastião Pompeu de Pina. Em 2011, a senhora Ita Lopes Siqueira falece com 79 anos.

     Diante da importância desta musicista para a cultura regional brasileira, o Iphan, o Governo do Estado de Goiás, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Pirenópolis não poderiam deixar de agradecer e homenagear esta grande artista que tanto contribuiu para enriquecer a cultura do Centro-Oeste Brasileiro.

     O edifício da Antiga Prefeitura de Pirenópolis localiza-se na Praça da Matriz, em um dos trechos mais preservados e característicos do conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro na cidade. A casa foi adquirida, em 1860, pelo Governo da Província, para funcionar como sede da administração municipal e uma escola pública do sexo masculino. A casa era geminada e, possivelmente, devido à tendência da época, teve alterado o telhado e demolido uma parte para criar acesso lateral. Funcionou como sede da Prefeitura até 1965.
Valor Descentralizado para a obra: R$ 484.524,00
Empresa contratada após licitação: Archaios Engenharia e Consultoria

Fonte: Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado