quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Espírito Santo

 
     É época de Pentecostes, instante de reflexão e preces, para receber o Espírito Santo. E foi certamente para celebrar esse momento tão único, que os antigos deram início aos festejos de viva cor e alegria cá em Pirenópolis.

      A festividade encarna em cada pirenopolino, reacende no espírito aquela vontade incontrolável de tocar o folclore para frente, mostrar ao filho do filho os ensinamentos que recebemos dos pais e avós.

      É emocionante, é de uma pureza singular, sem igual, a multicolorida farra dos Mascarados de Pirenópolis. Saem pelas ruas vestidos de alegria e entusiasmo, são eles os confeitos que aguçam o paladar e enchem os olhos da gente.

      A magia toma conta da Festa do Divino de Pirenópolis. Cada participante é um ente indispensável no sucesso do evento – a criança que desperta de madrugada para zabumbar na Banda de Couro, o idoso que se locomove com dificuldade e vai aplaudir o espetáculo, os cavaleiros das Cavalhadas que se desdobram sob sol forte, as cozinheiras anônimas que auxiliam o Imperador, o fogueteiro, os músicos da Fênix, o bispo que celebra a missa sacra, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, as doceiras, os pregadores de bandeirolas, e tantos outros.

      Mas a Festa do Divino não seria jamais a mesma sem a espontaneidade do povo. No Campo das Cavalhadas, com chuva ou sol, lá está a plateia alegre e barulhenta, que agita bandeirolas azuis e vermelhas, acena lenços e joga beijos.

      Eu me emociono com esse espetáculo popular, com essa alma pirenopolina que recepciona de coração aberto a presença do Espírito Santo.

Adriano César Curado
















3 comentários:

  1. O texto e as imagens fazem um conjunto perfeito. Você é mesmo um grande artista, Adriano, meus parabéns pela singular postagem.

    ResponderExcluir
  2. Essa festa é mesmo maravilhosa. Pena que este ano não deu para ir. Mas eu viajei nas fotografias que você postou e na pequena história com que narrou tão linda festa.

    Adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Escritor Adriano, essas suas fotos são muito boas, um registro admirável da festa pirenopolitana.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado