sexta-feira, 29 de março de 2013

Semana Santa (poema)




A SEMANA SANTA DE MINHA INFÂNCIA


A Semana Santa de minha infância
Era algo assim grandioso
Tinha cheiro de incenso
Sacros sons melodiosos
E sabor de muito respeito

Todo mundo impunha-se penitência
Lembrando as dores de Cristo
E até mamãe dizia sempre:
“Não coma carne quarta e sexta”
Para o anjinho não se afastar

Vovô vestido de sisudo terno preto
E sobre ele incandescente opa vermelha
Incorporado na Irmandade do Santíssimo
Saía da Matriz pela rua Direita
Na longa procissão do Senhor Morto

Eu sempre ao lado do velho
Sonhando em ser Irmão também
Naquele séquito de dor e sofrimento
Da Santíssima Mãe em aflitivo penar
Chorando a morte do filho Jesus

Nada de fogo música grito e alegria
Pirenópolis em confissão e comunhão
Com crianças esquecendo rixas
As contendas guardadas ficavam
Reservadas para Sábado da Aleluia

Quando Santa Verônica passava
Tremeluziam luminárias nos casarões
A Fênix com pesadas marchas fúnebres
Renascia os antigos de outrora
Chorando lamúria por quem foi embora

Hoje tudo é muito diferente
As procissões parecem menores
Os cortejos menos imponentes
Nem de longe sequer lembra
A Semana Santa de minha infância

Adriano César Curado



5 comentários:

  1. Espetacular o seu poema, algo assim que é capaz de tocar a alma da gente e elevar o espírito até a morada dos anjos. Meus parabéns, poeta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela poesia, pena não mais ter a Semana Santa como antes e a cada ano perder as peculiaridades de outrora...

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado