quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Matutina Meiapontese



     “A pesquisa, a busca dos jornais que formaram a coleção do legendário A Matutina Meiapontense, que circulou em Meia-Ponte, atual Pirenópolis, de 1830 a 1834, demorou 3 anos. Desde o primeiro dia, eu estava à frente da busca. Graças ao apoio do então vice-governador, professor José Luiz Bittencourt, pude levar avante o plano de reeditar esse histórico periódico. Várias cidades foram visitadas. Arquivos do Rio e São Paulo foram vasculhados. Ao final, sabendo que saíram, ao todo, 526 números, conclui que ainda faltavam 16 para completar a coleção. Esses números eu os encontrei em Corumbá de Goiás, em poder do Sr. Tito Clodoveu Curado. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida, pois eu já estava quase certo de que não completaria a coleção. Seu houve dificuldade, eu credito àqueles que não acreditavam no projeto A Matutina Meiapontese, negando-me a oportunidade de olhar nos seus arquivos.”

(TELES, José Mendonça. Memória Curta. Goiânia: Kelps, 2012, p. 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado