sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Filme O Tronco




     O Tronco é um filme de 1999 dirigido por João Batista de Andrade, baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis. É estrelado por Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Chico Diaz, Rolando Boldrin e Antônio Fagundes. Foi produzido pela Raiz Produções Cinematográficas e filmado no Município de Pirenópolis.

Pintura de Pérsio Forzani retratando o filme

Sinopse

     O coletor de impostos Vicente Lemos (Ângelo Antônio) é enviado para um pequeno município da região norte de Goiás - atual estado do Tocantins. Lá, entra em conflito com o coronel Pedro Melo (Rolando Boldrin), seu próprio tio, por discordar dos métodos que este utiliza para manter o domínio absoluto das terras da região. O filho de Pedro, Artur (Henrique Rovira), é ex-deputado e ex-aliado dos coronéis sulistas. A discordância acaba fazendo com que os Melo e seus aliados coloquem fogo na coletoria de Vicente, o que faz com que este denuncie a família para a sede do governo. O governo manda uma tropa do exército para a região. Também envia o juiz Carvalho (Antônio Fagundes), que leva consigo uma ordem de prisão aos membros da família Melo. Os Melo reagem à prisão; Pedro é assassinado e Artur foge. O exército trata os capturados como escravos, prendendo todos os homens da família no antigo tronco da propriedade Melo. Enquanto isso, Artur reúne jagunços para iniciar uma verdadeira guerra contra os militares.

O elenco do filme


Elenco principal

Ângelo Antônio como Vicente Lemos
Antônio Fagundes como Juiz Carvalho
Chico Diaz como Catulino
Letícia Sabatella como Anastácia
Rolando Boldrin como Pedro Melo


A vila cenográfica


Prêmios

Festival de Brasília
Melhor filme (Comissão Brasil 500 anos)
Melhor ator coadjuvante – Rolando Boldrin

Fonte
site IMDB


Gravações


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado