sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Turma dos Onze

A Turma dos Onze reunida em Pirenópolis, no Cine Pireneus, em 1979,
para comemorar o ingresso do confrade Joaquim Henrique de Sá
como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Ao fundo, da esquerda para direita: Sebastião Brandão,
Mirko Forsani, Otto Trieres, Diquinho Gomes
(com o rosto parcialmente encoberto),
Inácio A.Godinho e Jerônimo A. Godinho.
À frente: (e) Percival A. Afonso, Mirinho Godinho, Joaquim Henrique de Sá,
com a filha Débora, Altamir Mendonça,
José A. Godinho e Pompeu de Pina.
Cine Pireneus, Pirenópolis - 1980

"Pirenópolis, além da sua história tão bem escrita e que se aproxima da casa de três séculos, é partícipe deste farto elenco historiográfico, a fundação da Turma dos Onze que ganhou vida na década de 1950 e que em 2013, continua existindo mais forte do que nunca.  Integra o grupo pessoas que contribuíram e ainda contribuem para a história política, jurídica, cultural, esportiva e empresarial do município e do Estado.

"Soube da existência da Turma dos Onze, ao escrever a biografia do pirenopolino Altamir Mendonça, ex-prefeito do município, ex-deputado Estadual, guerreiro preservador da história cultural de Meia-Ponte e muito mais. Agora, novamente, tive o prazer de reencontrar e saber um pouco mais dessa história, ao escrever, também, a biografia do igualmente, pirenopolino, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, que era cracaço de bola, ex-jogador da seleção Goiana Universitária, do Goiás Esporte Clube e que recusou a possibilidade de jogar no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, para atuar com desenvoltura nas quatro linhas da magistratura goiana.

"Entre os fundadores da Turma dos Onze, agremiação regida por um rito especial para os iniciados, como saber tocar um instrumento musical, ser bom jogador de futebol, ter um codinome (o do Altamir Mendonça é Bento, porquanto, de Joaquim Henrique de Sá é Quincas) e outras “virtudes” que de acordo com o seu “estatuto” eram soberanamente imprescindíveis para associar-se.

"Além dos integrantes titulares da Turma dos Onze, seu estatuto prevê a condição de membro-suplente para ocupar “a cadeira de titular”, ante o passamento terrestre de um deles.

"Dos fundadores da entidade, estão vivos: Joaquim Henrique de Sá, Altamir Mendonça, Albano Aquino, Inácio Pina, Inácio Abadia, Otto Trieres, José Araújo Godinho, Waldomiro Araújo, Marcos Siqueira, Carlos Hercílio de Campos Curado, Percival Afonso, Pompeu de Pina e Mirko Forsani. Faleceram: Benedito Josafá Gomes, Sebastião Brandão, Emílio de Carvalho e Inácio Araújo Godinho."

Texto do historiador Ubirajara Galli publicado no jornal Diário da Manhã, Caderno Revista, p. 6, dia 8.9.13.


Da esquerda para direita: Joaquim Henrique de Sá,
Mirinho e Altamir Mendonça,
remanescentes do grupo fundador da
Turma dos Onze, considerados
os craques da bola, da agremiação.
Pirenópolis, maio de 2013.
Foto Ubirajara Galli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado