terça-feira, 29 de outubro de 2013

Relíquias históricas

Talvez seja uma ilusão ser tão apaixonado por cultura, dedicar tanto tempo a revirar os papeis envelhecidos pelo tempo. Talvez assumir a Presidência da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música seja apenas um sonho. Talvez. Mas eu vou pagar para ver. Creio que a vida é feita de sonhos, da esperança no melhor, da busca constante de aprimoramentos.

Eu sempre me lembro de Maria Eunice Pereira e Pina. Ela era uma dona de casa, com os filhos criados, renda miúda provinda de aposentadoria, e que bem poderia ter tocado sua vida para frente, passeado, aproveitado mais os netos etc. Mas ela optou pela cultura. Abriu as portas de sua casa para que um museu inteiro adentrasse, tomasse conta da sala, dos cômodos adjacentes, de sua sua inteira.

Hoje a Célia, sua filha, segue o mesmo caminho, gasta tudo que tem e o que não tem para manter o museu aberto. Quase não tem mais vida social, nunca mais passeou e vive privada de luxos e supérfluos.

Esses exemplos é que tornam a gente forte e ateiam fogo ao entusiasmo da juventude. A escritora Eliane Lage, em seu fabuloso livro "Ilhas, Veredas e Buritis" (São Paulo: Brasiliense, 2005, p. 344) escreveu: "Acredito que herança recebe-se dos pais e então passa-se para os filhos, se possível aumentada."

Se depender de mim, as gerações do futuro receberão intactas as relíquias de nossa história.

Adriano Curado

Um comentário:

  1. Caro Sr. cesar adriano curado, parabéns no blog. Concordar com nota em relíquias históricas. Em agosto, estávamos com a minha família de férias em Pirenópolis um lugar que nos temos muito carinho, por ter grandes amigos que vivem lá, e ser um lugar muito bonito. É bem verdade o que o Sr. diz da Sra. Célia e de museu das Cavalhadas, nós visitamos e fuimos recibidos de excelente maneira, de modo que deixou de conhecer um pouco mais sobre a história desta rica tradição, que ainda permanece em Pirenópolis e as pessoas como você se esforça para preservar para as futuras generaciones.Nuevamente obrigado e vou continuar o blog a partir de Punta del Este, Uruguai. PD.Pido desculpas por meu Portugues (acho que falo melhor do que eu escrevo.) Atenciosamente. Edward Alvarez.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado