segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mercadante é o ministro do Entorno


Vem de muito longe as relações do paulista e ministro da educação Aloizio Mercadante, com a Região Metropolitana de Brasília. Ele costuma passar finais de semana em uma chácara na cidade de Formosa, de propriedade de Maria José Weiss, fundadora ao lado de Lula, do Partido dos Trabalhadores. Zezé Weiss como é conhecida, já foi diretora do Banco Mundial e agora curte a sua merecida aposentadoria em sua terra natal. Ela não mede esforços para ajudar a sua cidade, por meio de seus contatos no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios. São inúmeras as vezes que Aloizio Mercadante visitou a cidade de Formosa, oficial e extraoficialmente. O seu carinho com a cidade estendeu-se de forma especial aos 22 municípios do Entorno de Brasília. Recentemente, o senador da República Gim Argello (PTB-DF) esteve acompanhado dos 22 prefeitos do Entorno, numa audiência com o ministro da Educação. Apesar de se notabilizar como o parlamentar que mais trabalha por Brasília, ele ajuda de forma efetiva o estado de Goiás, principalmente sua Região Metropolitana. O senador foi entrevistado pelo Diário da Manhã e afirmou: “O Aloizio Mercadante é um grande amigo de todos nós brasileiros. Certamente a Região Metropolitana de Brasília, que precisa de ajuda na educação, não poderia ficar de fora. Falei com o ministro e ele nos atendeu de pronto. Mercadante fará o que for possível para construir escolas e melhorar muito a educação nos municípios que circundam a capital brasileira. Estou junto com ele nessa”, disse.

Pirenópolis, a terra da Cavalhada, foi representada na audiência pelo prefeito Nivaldo Melo, que presenteou Mercadante com o símbolo da Festa do Divino, que é animada na cidade pelas famosas cavalhadas. Ele conversou com a reportagem e disse o seguinte: “Parabenizo e agradeço em nome de Pirenópolis, o apoio do senador Gim Argello, que marcou nossa audiência com o ministro da educação. Gim é de fato, o quarto senador de Goiás. Aproveitei a oportunidade para trazer uma pequena lembrança de Pirenópolis para o ministro Mercadante. A nossa cidade, foi tombada como patrimônio imaterial de todos os brasileiros. Lá se realiza a Festa do Divino, tendo como um de seus pontos mais festejados, a cavalhada. Trata-se de uma festa religiosa que envolve o homem do campo e da cidade. O evento ocorre no final de maio e inicio do mês de junho. Como todos os prefeitos que aqui estiveram, na audiência com o ministro Mercadante, estamos na busca de recursos para melhorar a educação na Região do Entorno. O ministro já está nos ajudando e a partir de agora, acredito que a máxima: Somente a educação muda os destinos de um povo, será uma realidade na região mais sofrida do Estado de Goiás”, arrematou.

Entusiasmado também com o Mercadante, estava o prefeito de Água Fria, João de Deus: “Meu município recebeu 8 ônibus do Ministério da Educação, inclusive, alguns contam com acessibilidade para deficientes. Aproveito a oportunidade, para agradecer ao ministro e convidá-lo para passar um final de semana em nosso município. Estou com ciúmes, pois quando Mercadante não viaja aos finais de semana para São Paulo, seu destino é uma chácara em Formosa”, brincou João de Deus.

O prefeito de Águas Lindas, o ex-deputado Hildo do Candango (PTB), fez questão de fazer uma referência ao seu vice-prefeito, o famoso radialista da Radiobrás, Luiz Alberto: “Estou honrado em participar dessa reunião no ministério da Educação, ao lado de meu vice-prefeito Luiz Alberto. Além de ser um dos maiores comunicadores do Brasil, ele é um grande irmão e tem feito um trabalho relevante ao meu lado e a favor do povo de Águas Lindas. Ele tem me substituído em vários eventos, ajudando a buscar recursos junto ao governo do estado de Goiás. Vale lembrar que, pelo fato de ser conhecido nacionalmente, ele tem um grande trânsito no governo federal, o que beneficia a nossa cidade. Como presidente da Associação de Municípios Adjacentes à Brasília – AMAB, ajudei o senador Gim Argello a convocar os prefeitos de nossa região para o encontro com o ministro Mercadante, que foi muito produtivo. O ministro tem sido muito simpático com os municípios que cercam Brasília. Hoje por exemplo, ele trouxe toda sua equipe técnica para explanar as situações que envolvem os problemas na educação de nossas cidades”, concluiu.


Texto do jornalista Walter Brito publicado no Diário da Manhã de 16.12.13, p. 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado