quinta-feira, 10 de abril de 2014

Publicações

Livros do escritor Adriano Curado que tratam da cidade de Pirenópolis:

1. O TROPEIRO


A novela O Tropeiro conta a história de uma tropa de 132 mulas que em 1818 saiu de Pirenópolis, Goiás, com destino a Franca, em São Paulo. Levava uma preciosa carga de algodão, mas no caminho teve que enfrentar índios furiosos, ladrões, escravos fugitivos, pragas, doenças e morte. São mais de quarenta dias de viagem debaixo de muita chuva e com pressão constante do clima.

A novela nos leva por cenários desoladores do século dezenove. Muita fome e decadência são vistas naquele Brasil Imperial e corrupto. O fim do clico do ouro nas cidades goianas e mineiras traz descrença para o povo, ao mesmo tempo que é redesenhado um novo cenário social.

Mas ainda há esperança na reconstrução nacional. Na beira do caminho nascem novas povoações que, no futuro, serão cidades grandes. Os modernos engenhos de moer cana-de-açúcar impulsionam o comércio, dão novo alento ao povo.

ISBN: 9788581062488
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Ano de Lançamento: 2012

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.


2. CHUVA DE ESTRELAS





Chuva de Estrelas é um livro de contos, onde o escritor Adriano César Curado analisa os conflitos de cada personagem com o meio em que vive, numa descrição primorosa de cenários. As histórias se passam numa época de escravos, de jagunços, de sertão ainda indomado, de honra lavada com sangue e das superstições no imaginário popular. Tudo isso bem temperado com ironia refinada e cômica, que são a marca do autor.

É composto pelos seguintes contos: A Escrava Maria, A Vingança do Falecido, O Boi da Guia, A Confissão, O Maestro, o Padre e o Capeta, A Conversão de Salustiano, Café Amargo, O Casarão, Paixão de Caboclo, O Peão e a Princesa, O Fantasma de Hernesto, A Caçada, O Espírito da Floresta e Chuva de Estrelas.
ISBN: 9788581060989
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Ano de Lançamento: 2011

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.

 3. CAVALHADAS NO LARGO


Cavalhadas no Largo é um livro de contos engraçados, onde o escritor Adriano César Curado mostra seus personagens envolvidos nas mais hilárias histórias. É composto pelos seguintes contos: O tratador de jacarés, Preferência sentimental, Parada cívica, A prenda, Teatro amador, Avô brabo, O couro de boi, A onça pintada, Acidente horroroso, Férias escolares, O toicinho da velha, Picolé de palha, Pão com sardinha, Desafio macabro, O fiscal e Cavalhadas no largo. Todas essas histórias se passam na cidade histórica de Pirenópolis, Goiás.
ISBN: 978857766795-9
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Ano de Lançamento: 2009

PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.

4. TRAVESSIA


Travessia é uma novela escrita por Adriano César Curado sobre os velhos peões de boiadeiro. O enredo se dá no sertão de Goiás, em 1927, e conta as aventuras de um grupo de peões liderados pelo capataz Brandino. Juntos, eles têm que conduzir uma boiada de mais de mil bois do Povoado de Santana até a distante Pirenópolis.

No percurso que a boiada percorre, no entanto, há o Grande Rio, de águas turvas, que exigia dos homens um esforço sobre-humano para completar a “travessia”.

Baseado numa história real, é uma forte crítica social ao poder dos coronéis e uma antecipação da Revolução de 1930, de Getúlio Vargas, que pôs fim aos desmandos da República Velha.

O livro foi premiado pela Bolsa de Publicações Cora Coralina, do Governo de Goiás, sendo editado pela Agência de Goiana de Cultura e pelo Instituto Goiano do Livro.
ISBN: 8587693247
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Ano de Lançamento: 2001


PARA COMPRAR O LIVRO, CLIQUE AQUI.

*  *  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado