quinta-feira, 22 de maio de 2014

IX Festival Gastronômico de Pirenópolis




IX Festival Gastronômico de Pirenópolis

De 22 a 25 de maio com o melhor da gastronomia goiana
Pirenópolis integra o Circuito Gastronômico Goiás, que reunirá chefs renomados de várias partes do Brasil e do mundo entre os dias 22 a 25 de maio no principal destino turístico do Estado. Nesta edição de 2014 o Circuito que já esteve na Cidade de Goiás, também passará por Alto Paraíso, Caldas Novas, Nova Veneza, Trindade e Goiânia. Em Pirenópolis, o evento que e chega a sua 9ª edição e têm a realização da Prefeitura de Pirenopólis e Governo de Goiás, através da Goiás Turismo, em parceria com entidades como Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sebrae Goiás, Senac Goiás e Associação Goiana de Profissionais e Estudantes de Cozinha (Agpec).
Com foco na valorização do Cerrado e no uso dos produtos goianos na cozinha contemporânea, o 9º Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis reunirá chefs de cozinha de várias regiões do País e internacionais na cidade. Nesta edição o município irá receber um time estrelado de profissionais, como o francês radicado em São Paulo Laurent Suaudeau, Mara Salles, Alberto Landgraf e Salvatori Loi. Chefes goianos consagrados como Ian Baiocchi e Márcia Pinchemel também participam do encontro.
O Festival Gastronômico de Pirenópolis será um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de vinhos ao preparo de pratos típicos. A programação inclui oficinas, aulas-show e a participação de vários restaurantes da cidade, que vão oferecer cardápios especiais nos dias do evento.
Destinado aos empreendedores, aos administradores de restaurantes, profissionais e estudantes ligados à área de turismo, hospitalidade e gastronomia, bem como turistas que desejam desfrutar deste evento gastronômico, o Festival Gastronômico de Pirenópolis chega à sua nona edição com um leque de alternativas deliciosas.
A proposta é provocar nas pessoas, principalmente na população goiana, o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural. Outro foco importante é a qualificação da mão de obra local através do envolvimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com a realização de cursos e palestras dentro da programação do festival.
O Festival Gastronômico de Pirenópolis faz parte do projeto Goiás, Lindo Demais, que visa divulgar as belezas e os atrativos do Estado. Durante o festival haverá várias apresentações culturais com músicos regionais. A cantora Vanessa da Matta fará o show de encerramento do festival no final da tarde de domingo (25), na Rua do Lazer.
FEIRA DE ARTE, CULTURA E GASTRONOMIA TÍPICA
 Pirenópolis é uma cidade histórica. Está localizada na região do ouro, e hoje faz parte dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. O turismo na cidade é um fator que vêm crescendo nos últimos 10 anos e atraindo cada vez mais um grande público nacional e internacional, que encontram na cidade uma grande diversidade de segmentos turísticos, em sua beleza natural, gastronômica, e cultural.
A Feira de Arte, Cultura e Gastronomia Típica tem por objetivo beneficiar diretamente os produtores rurais, agregando o artesanato e a culinária local. Tornando produto mais acessível de vendas aos produtores, e também aos consumidores.
A 3º edição da Feira acontecerá durante o 9º Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, buscando apoiar a produção e comercialização de produtos do campo, artesanato local, e comidas típicas da região, promovendo a geração de renda a toda a comunidade, bem como incentivo, o resgate e preservação da cultura local. Feira é composta por produtores rurais, artesãos, artistas locais e é realizada pela Prefeitura de Pirenópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, comandada pelo secretário Sérgio Rady.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado