quarta-feira, 28 de maio de 2014

Último ensaio da orquestra e do coro


Hoje na sede da Banda Phoênix ocorreu o último ensaio da Orquestra e do Coro Nossa Senhora do Rosário para a Novena do Divino que começará sexta as 18:30 na Igreja Matriz.

Detentora do mais importante arquivo musical do estado (em conjunto com a Banda Phoenix), a Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário possui um vasto repertório de músicas sacras, compostas por artistas locais (como Antônio da Costa Nascimento, Agesislau de Siqueira entre outros), nacionais e estrangeiros, peças de: Missas, Ladainhas, Novenas, Hinos e Te Deum, que ao longo do tempo foram sendo incorporado de outros arquivos de orquestras mais antigas da cidade, como a do Padre José Joaquim Pereira da Veiga (1770 – 1840) e a do Padre Francisco Inácio da Luz (1821-1878), além do vasto repertório de seu fundador Joaquim Propício de Pina que nos legou um vasto repertório de cópias.

A Novena do Divino (música) foi montada ao longo do tempo, e de tempos em tempos foram sendo incrementado as composições (ao gosto popular), sendo elas:
Veni Creator.
Veni Sancte Spiritus.
O Salutaris – Solo de Elvira Rosa Ferreira.
Ladainhas: C, K e Bataglia (ficando execução a escolha do Maestro).
Tantum Ergo: a Três Vozes. No passado também executou-se o de Odilon – Jose Odilon de Pina.
Hino do Divino – Antônio da Costa Nascimento.

Texto com base nos livros: A Música em Goiás 1980, de Belkis Mendonça e Esboço Histórico de Pirenópolis, 1971 de Jarbas Jayme, além de gravações audiovisuais da Festa nos últimos 20 anos.
Foto e texto de José Roberto França Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado