terça-feira, 29 de julho de 2014

I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais



A Prefeitura Municipal de Pirenópolis e a Universidade Estadual de Goiás promovem de 25 a 31 de agosto de 2014, na cidade de Pirenópolis, o Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais – FIFAT. O evento tem como objetivo, valorizar a cultura popular brasileira, fomentar o intercâmbio entre diversas culturas mundiais e promover a mostra de trabalhos acadêmicos que ampliem a pesquisa no campo das artes e do patrimônio imaterial.
O evento envolverá também três feiras: Feira Gastronômica, na qual a Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis é parceira; Feira de Empreendedorismo Cultural, em parceria com o Sebrae Goiás; e Feira Literária. Na programação também estão apresentações culturais, mostras de cultura, palestras, oficias e desfiles.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Uma sinergia de sons e cores estará presente nos palcos e nas ruas da cidade de Pirenópolis. Uma celebração ao folclore, à tradição e à história dos povos será realizada através da apresentação de grupos folclóricos locais, nacionais e internacionais.
Os grupos folclóricos são guardiões da cultura popular local, sendo responsáveis por difundir além da dança, os trajes, os costumes, as lendas e as tradições de suas comunidades.
Em Goiás, no Coração do Brasil, essas tradições serão lembradas, apreciadas e vividas em um verdadeiro show multicor. As apresentações artísticas envolvem seis dias de espetáculos, com noites de gala, animações folclóricas realizadas em praças, escolas e outros espaços públicos, oficinas culturais e desfiles folclóricos.
MOSTRA NACIONAL DE AUDIOVISUAL – CULTURA POPULAR BRASILEIRA
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Ministério da Cultura vem realizando anualmente o Prêmio Nacional de Audiovisual da Cultura Popular e numa parceria com a UEG realizará a Mostra junto ao FIFAT, na qual realizará a Mostra Brasil de Cultura Popular, selecionando os 15 dos melhores documentários premiados no Brasil.A Mostra será realizada no Espaço Cinema Cultural de Pirenópolis sendo Coordenado pela Prof. Jo Levy da UEG e terá o apoio do Curso de Cinema e Audiovisual da Unidade de Laranjeiras da UEG.
ESPAÇO SABERES
O Espaço Saberes, como o próprio nome sugere, é um espaço destinado a aprendizagem e ao ensino da cultura popular. Oficinas, mostras, palestras, serão o foco desse espaço. Oficinas de Dança Folclórica – Nacional e Internacional; Oficinas da Música Folclórica; Oficinas de Teatro e Folguedos. O Espaço funcionará do dia 26, 27 e 29 de Agosto no período das 10h às 12h.
ESPACO FOLCLORE E LUDICIDADE
Espaço FolkTeen será um espaço destinado ao público teen, com oficinas lúdicas de brincadeiras folclóricas, confecção de brinquedos, teatro de bonecos, lendas goianas. Despertar na criança o amor a cultura, ao seu folclore, e despertar a importância e o respeito à cultura de seu país, com isso fortalecendo a identidade cultural.
O FIFAT preconiza o resgate da memória por meio de apresentações artísticas de projeção folclórica, feiras de artesanato e gastronomia, oficinas educativas, além da promoção do saber local com a realização do “I Simpósio Nacional de Expressões Culturais do Cerrado: Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares”.
SIMPÓSIO NACIONAL
O I Simpósio Nacional de Saberes Expressões Culturais no Cerrado: Devoção e Diversão nas Tradições Culturais Populares acontecerá nas dependências da Unidade da UEG de Pirenópolis, nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2014. Neste evento, pretende-se articular os múltiplos saberes e espaços culturais populares existentes e dispersos no território brasileiro, propiciando um ambiente de trocas e aprendizagens, a fim de congregar os conhecimentos em torno da cultura em seus aspectos populares.
O Simpósio conta com a coordenação do Programa Stricto Sensu, em nível do Mestrado acadêmico, em Território e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás, o qual, em sua proposta, objetiva-se a estudar os aspectos socioeconômicos, territoriais, políticos e culturais no espaço que coincidem com o espaço ocupado pelo Cerrado no território brasileiro, a partir da aglutinação de pesquisadores nas duas linhas de pesquisa que compõem o programa: Dinâmicas Sociais do Cerrado e Expressões Culturais e Saberes no Cerrado.
Para fortalecer o ambiente de trocas acadêmicas durante o Festival de Folclore, o Simpósio terá abrangência nacional, congregando pesquisadores com estudos representativos sobre os seguintes eixos temáticos:
1) Manifestações da cultura popular e seus simbolismos nas sociedades contemporâneas;
2) Práticas tradicionais e suas ressignificações como processos identitários;
3) As manifestações estéticas e lúdicas da cultura popular;
4) As complexas relações entre o sagrado e o profano nas manifestações culturais populares.
Este é um encontro imperdível! Conheça a programação e venha compartilhar momentos inesquecíveis.
Mais informações: http://festivalfolclore.wix.com/festivalinterncional
Programação:

Festival Internacional de Folclore
Serviço:
I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais
Data: 25 a 31 de agosto de 2014
Local: Pirenópolis-GO
Assessoria de Comunicação:
Prefeitura de Pirenópolis
Thalita Braga (61) 9672-8157 / (62) 9138-3062
comunicacao@pirenopolis.go.gov.br
Coordenação de Relações Institucionais e Internacionais (CGRI)
Universidade Estadual de Goiás (UEG)
+55 (62) 3328-1423
festival@ueg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado