segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A microrregião do Entorno do Distrito Federal

O falecido jornalista José Reis, meu amigo e confrade na Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música, mudou-se de Brasília para Pirenópolis, onde residia na rua do Rosário. Era pioneiro na Capital Federal e conhecia bem sua realidade. Acho que era por isso que Reis, sempre que ouvia alguma notícia sobre a microrregião do Entorno do Distrito Federal, ficava bravo com a menção do nome de Pirenópolis. Segundo ele, nossa cidade não tinha que constar na relação de Municípios que constam como pertencentes àquela microrregião.

São eles: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

A mudança do Distrito Federal para o Centro-Oeste trouxe consigo uma leva de imigrantes de outras regiões do País, principalmente do nordeste, o que acarretou súbito crescimento populacional, pipocando aqui e ali cidades-satélites sem planejamento ou previsão de impactos. O resultado, obviamente, foi o crescimento da violência, o caos na saúde etc. E foi para tentar amenizar esses problemas que se criou a mencionada microrregião do Entorno do DF. Uma iniciativa bem-intencionada, é verdade, mas só não compreendo o porquê da inclusão do Município de Pirenópolis na relação. E que se dirá de Vila Propício, tão distante do Distrito Federal?!

Quando é veiculada alguma notícia do entorno do DF, geralmente só se fala em problemas que nenhuma relação tem com Pirenópolis. Não vivemos a realidade daquelas cidades que estão ali próximas e nem nos atinge os planos de metas que os governos de Goiás e do Distrito Federal constantemente lançam.

Desta forma, creio que seria bom consultar a população pirenopolina sobre sua vontade de figurar na lista de Municípios englobados pela microrregião do Entorno do Distrito Federal. Na campanha também poderiam ser englobados Corumbá de Goiás e Vila Propício.

Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado