sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Água fedorenta

Algo precisa ser feito rápido para coibir a propagação de fedor que exalada da rede pluvial de Pirenópolis. O pior ponto de poluição na cidade está bem ao lado da igreja Matriz, e sempre que há eventos ali todo mundo torce o nariz. A origem do mau cheiro é clara: alguém está jogando seu esgoto na rede de captação de água da chuva. Isso já dura muitos anos e até agora ninguém se dispôs a fazer nada.

Diz o artigo 38 do Código de Posturas de Pirenópolis: "Não será permitida ligação de esgotos sanitários em redes de águas pluviais, bem como o lançamento de resíduos industriais in natura nos coletores de esgotos ou nos cursos naturais, quando esses resíduos contiverem substâncias nocivas à fauna ou poluidoras de cursos d’água." Se está fedendo, é porque há poluição, e isso precisa ser investigado pela autoridade competente.

Nossa bela Pirenópolis é uma cidade turística e a Matriz um cartão-postal, deixar que essa água fodorenta perturbe as pessoas é um contrassenso. Pode também caracterizar crime ambiental e infração administrativa.

E não é só próximo à Matriz que esse fedor exala, basta uma rápida caminhada pela cidade e notamos rapidinho essa prática nojenta. Ao lado do prédio do Museu da Família Pompeu, na rua Nova, uma água servida corre permanentemente há tempos na rua e até agora ninguém tomou providência alguma.

Temos que cuidar a qualidade de vida de nossa terra, não só pela presença de visitantes, mas também pela nossa própria saúde. Que este artigo sirva de alerta para quem tem a obrigação e o poder para coibir isso.

Adriano Curado

2 comentários:

  1. Caro Adriano não poderia deixar de comentar seu post. Não tem cabimento algum as autoridades ai de Pirenópolis não enxergar, ou melhor sentir o mal feito denunciado por você.Tenho a impressão de que o prefeito não anda pela cidade pela qual foi eleito. Primeiramente deveria acabar com isso , respeitando os munícipes, e segundo a bela Pirenópolis é uma cidade turística, receptiva a todos os que ai vão, não merece o que anda acontecendo. Cadê os vereadores?

    ResponderExcluir
  2. Boa. Eu mesmo já denunciei várias vezes o uso destas duas vias pluviais, ao lado da igreja e no beco. Até mesmo para o Ministério Público. Mas infelizmente a questão política é mais importante para os senhores prefeitos e promotores que a questão socioambiental. Nosso coronel não quer que incomode alguns amigos. Que se dane o povo e o Rio das Almas.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado