quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cinema e gastronomia

Está tudo pronto para a quinta edição do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, que começa hoje e vai até o 14 desse mês, em Pirenópolis. Único em seu perfil no Brasil, Slow Filme quer reforçar o compromisso com a temática da sustentabilidade, da qualidade artística e do ineditismo com uma programação que vai mexer com todos os sentidos. Serão quatro dias de muito cinema, palestras, degustações e contatos com produtores que trabalham segundo os conceitos do respeito ao meio ambiente e à justiça social.
No total serão 16 filmes, dentre ficções, documentários e animações, de longa e curta metragem, em sua grande maioria inéditos no Brasil, exibidos ao longo de 10 sessões e acompanhados de conversas e palestras. Entrada franca.

O evento é inspirado no Slow Food on Film, festival realizado em Bolonha, na Itália, e intimamente ligado ao movimento Slow Food internacional. O festival brasileiro conta com a parceria dos convívios do Slow Food Brasil que atuam na região do cerrado.
O Festival
Um dos grandes destaques de 2014 promete ser o filme espanhol El Somni – El Celler de Can Roca, recentemente exibido em Berlim com grande repercussão. O filme apresenta uma experiência levada a cabo pelos irmãos, Joan, Josep e Jordi Roca, proprietários do restaurante El Celler de Can Roca, considerado por algumas publicações como o melhor do mundo. Eles convidaram grandes nomes de várias áreas artísticas para participar de um banquete em que a comida era misturada à música, às artes plásticas, à poesia. Outro destaque é A la Biskaina, documentário que apresenta o molho que está no DNA da gastronomia do país Basco.
Mas a programação vai exibir ainda filmes como o inglês Black Gold – Wake up and smell the coffee (Ouro Negro, acorde e sinta o aroma do café), que mostra a luta de um produtor etíope de café por negociações mais justas. Também The Fruit Hunters (O Caçadores de Frutas, sobre pessoas de vários continentes que lutam para preservar as frutas em seu habitat natural), o premiado Himself He Cooks (sobre o trabalho de voluntários que preparam 100 mil refeições diárias na Índia, escolhido melhor filme no NYC Food Film Festival 2013), The Chile Film – La Sangre Rojo y Verde de Nuevo México (sobre a importância da pimenta chile na cultura do Novo México), entre muitos outros títulos estrangeiros. E os brasileiros Guardião das Sementes (um agricultor gaúcho que trabalha com sementes crioulas) e Você sabe de onde vêm seus alimentos? (sobre a famosa Feira de Agricultores Ecologistas de Porto Alegre, que já completou 25 anos).
No Slow Filme será possível ver, em primeira mão GMO OMG, documentário norte-americano sobre os alimentos transgênicos e a indústria de alimentos e como afetam a saúde do planeta e a liberdade de escolha das pessoas e Sikh Formaggio, com a história de uma comunidade de imigrantes indianos no norte da Itália que ajudam a preservar a antiga tradição na produção do queijo parmesão. Pela primeira vez no Brasil também, em parceria com a Academia Barilla (centro de valorização e difusão da gastronomia regional italiana, situado em Parma), o festival brasileiro projetará filmes como Peperoni, sobre uma antiga tradição dos casamentos da Calábria, em cuja refeição abundam receitas com pimentões, e Conlasècaasfaitortei, sobre costumes de uma pequena cidade da província de Mântua que incluem a preparação de raviólis de abóbora nos dias de neve.
Palestras e         degustações
Como acontece em todas as edições do festival, serão programadas duas noites de degustação, inspiradas em temas dos filmes exibidos. Na primeira, a partir do estímulo de Ouro Negro, acorde e sinta o aroma do café, serão degustadas variedades de café, acompanhadas de palestra de um barista especialmente convidado, para discorrer sobre o tema e auxiliar o espectador a distinguir os diferentes sabores. Proprietários de pequenos negócios de venda de café da região serão informados das distintas especialidades do café e convidados a oferecer seus produtos para degustação e venda.
Uma segunda degustação será inspirada no filme Esses queijos que assassinamos (Ces fromages qu’on assassine, que mostra o conflito entre produtores tradicionais de queijo e as poderosas indústrias) trazendo como convidado especial, o chef francês Bernard Charret, proprietário do restaurante Les Chandelles Gourmandes, da cidade de Larçay, centro da França, que trabalha somente com fornecedores que atuam segundo práticas limpas para o meio ambiente. Em parceria com a Embaixada da França, serão servidos queijos brasileiros, produzidos segundo receitas tradicionais francesas. Na ocasião, serão convidados produtores de queijo da região de Goiás e do interior de Minas Gerais, que também atuam segundo os princípios da produção de queijo com leite cru, para apresentarem e comercializarem seus produtos.

Filmes a serem exibidos

A LA BIZKAINA
ARAUCÁRIA
ESSES QUEIJOS QUE ASSASSINAMOS (CES FROMAGES QU’ON ASSASSINE) 
GMO OMG
HIMSELF HE COOKS
IMPROVISO (IMPROMPTU)
MÓVEIS RÚSTICOS IRLANDESES (IRISH FOLK FURNITURE) O DEFUMADOR DE SALMÃO (THE SALMON SMOKER) 
O RETORNO (IL RITORNO)
O SONHO (El Somni)
O SONHO – EL CELLER DE CAN ROCA (EL SOMNI – EL CELLER DE CAN ROCA) OS CAÇADORES DE FRUTAS (THE FRUITS HUNTERS) OURO NEGRO – ACORDE E SINTA O AROMA DO CAFÉ (BLACK GOLD – WAKE UP AND SMELL THE COFFEE) 
SEM MAQUIAGEM (SENZA TRUCCO)
SESSÃO ACADEMIA BARILLA
PEPERONI
COMABÓBORASEFAZRAVIOLI (CONLASÈCAASFAITORTEI)
THE CHILE FILM – O SANGUE VERMELHO E VERDE DO NOVO MÉXICO (LA SANGRE ROJO Y VERDE DE NUEVO MÉXICO) VOCÊ SABE DE ONDE VÊM SEUS ALIMENTOS?
5ª edição do Slow Filme
Onde: Cidade de Pirenópolis
Quando: a partir de hoje até dia 14 de setembro
Informações: (061) 3443-8891/ 3242-9805
Entrada franca
Texto do Jornal Diário da Manhã de 11.9.14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado