sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pirenópolis, o berço das Filhas de Jesus no Brasil

A Congregação das Filhas de Jesus chegou ao Brasil, exatamente 40 anos depois de ter sido fundada na Espanha. Em terras brasileiras, encontrou, em Pirenópolis (GO), o berço para sua fundação. A primeira expedição das irmãs aportou em 17 de outubro de 1911, em Santos.
Os mais de 20 dias de viagem, enfrentando todo tipo de adversidades no interior brasileiro, acabaram ao chegarem à cidade goiana em 7 de novembro de 1911. A cidade de Pirenópolis é, então, o solo fértil para a semente da Congregação nas Américas. Entre seus casarões e natureza exorbitante, ainda guarda a ‘relíquia’ do primeiro colégio das Filhas de Jesus.

De Goiás para São Paulo. De Pirenópolis para Mogi Mirim. A notícia da fundação de um segundo colégio das Filhas de Jesus enche de alegria Cândida Maria de Jesus. Em carta enviada a Dom José Cadena y Eleta, bispo de Vitória, capital de Álava, da Província de Vascônia, na Espanha, a madre fundadora expressa sua felicidade ao informar que aceitaram o desafio e estavam prontas para partir. ‘Já aceitamos o cremos que será logo, pois pedem que se responda com urgência.’

Assim, o segundo grupo das Filhas de Jesus embarca do Porto de Cádiz com destino ao Brasil, em 24 de janeiro de 1912, chegando a Santos, em 11 de fevereiro do mesmo ano. Atualmente, a Congregação das Filhas de Jesus está presente em 17 países. Cresceu em número, mas a missão continua a mesma, nesses 100 anos, ou seja, uma educação cristã, associada a apostolado social e atendimento aos mais necessitados.
Desde 31 de maio de 2011, a antiga Província Brasil conta com uma nova organização na qual se incluem as comunidades: Cuba e República Dominicana, passando então a ter a denominação de Província Brasil – Caribe.

De Salamanca, na Espanha, para Pirenópolis e Mogi Mirim no Brasil, a Congregação das Filhas de Jesus está em cinco estados brasileiros, atendendo 8 mil estudantes e 1,5 mil educadores, em cinco colégios e três obras sociais, reunidos em rede. Todos os colégios das filhas de Jesus são referência em educação e formação integral de crianças e jovens em todas as comunidades nas quais atuam.

Na missão de amparar os mais necessitados, a Congregação mantém ainda sete comunidades religiosas em municípios carentes, onde as missionárias promovem o acompanhamento de diversos grupos pastorais, na busca pela integridade humana.

Nessas comunidades, as irmãs convivem com as famílias carentes, compartilhando alegrias e tristezas. Estão presentes nessa missão nas cidades de Feira de Santana (BA), Picos (PI), Santa Luzia (MG), periferia de Belo Horizonte (MG) e Porterinha (MG).

Esta matéria foi extraída da Revista Em Rede Filhas de Jesus: Pirenópolis, o berço das Filhas de Jesus no Brasil. Em Rede Filhas de Jesus, Mogi Mirim/SP, Número 10, p. 6, 2012.

2 comentários:

  1. Gostei! Sempre ouvi falar em Pirenópolis, mas não tinha a menor idéia do seu povo, da sua cultura. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Essa sua cidade, Pirenópolis, é de uma importância ímpar para a história do Brasil. Ela faz jus aos título de “berço da cultura goiana”. Volta e meia deparo com algo que teve origem em Pirenópolis, principalmente famílias de renome nacional. E agora você nos traz mais essa novidade, o colégio de 1911. Parabéns pela excelente iniciativa de divulgar tanta cultura neste blog, Adriano.

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado