quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pirenópolis comemora 287 anos

Cidade Histórica é berço da cultura goiana e recebe milhares de turistas todos os anos

Pirenópolis experimentou nos últimos anos uma nova forma de gestão. Com fortes investimentos em educação, saúde e infraestrutura, os pirenopolinos viram o município se transformar e, pela primeira vez na história, reelegeram um prefeito. Com uma trajetória de trabalho e dedicação, Nivaldo Melo mudou os rumos do desenvolvimento do município. E perto de concluir o sexto ano de mandato, o prefeito apresenta números que reafirmam seu compromisso com a comunidade pirenopolina.

Escolas, unidades básicas de saúde, quadras poliesportivas, revitalizações, iluminação e pavimentação chegaram aos bairros, que ainda demandam infraestrutura, mas que tem sido o foco do prefeito Nivaldo em sua nova gestão. Apenas em 2014, 12 obras entraram no cronograma de inaugurações, destas, 8 já foram inauguradas, sempre com recursos do tesouro municipal e do governo federal, graças ao bom relacionamento do prefeito com a presidente Dilma Rousseff, que tem garantido investimentos em saúde, educação, promoção social, meio ambiente, cultura e turismo. “Pirenópolis completa em 7 de outubro, 287 anos de emancipação política, mas só agora estamos desfrutando do pleno direito da democracia. Pirenópolis não têm donos, mas gestores, e quando pedi à comunidade que renovasse comigo o compromisso de uma nova gestão, foi para que eu pudesse concluir os projetos que melhorariam a qualidade de vida dos pirenopolinos. A nossa administração abre as portas de todos os órgãos municipais para que você, pai de família, jovem, mulher, participe e seja recebido com respeito. Implantamos gestão democrática também nas escolas, ampliamos os espaços públicos para que todos tenham voz, porque eu, assim como vocês, sou Pirenópolis de coração e é por essa cidade a minha luta”, declarou Nivaldo Melo.

FESTIVAS DO DIA 7 DE OUTUBRO
Outubro é um mês mais que especial para Pirenópolis. Mês de aniversário! E neste ano vamos inovar e comemorar o mês inteiro. Cada secretaria, cada escola está preparando um momento especial para a comemoração dos 287 anos de Pirenópolis.

Já no dia 1º de outubro será lança a Campanha “Outubro Rosa”, às 10h, no Espaço de Convivência Walter Jaime, com a distribuição de material informativo e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

No dia 3 de outubro, a partir das 19h, na Escola Municipal Luciano Peixoto, acontece o 1º Festival Sertanejo Raiz, com apresentações de músicas e danças regionais infantojuvenis, shows com Pedro Ivo, Paulo e Max, Amós e Júlio, além de um espaço gastronômico com comidas típicas.

A criançada do Peti também terá uma programação especial entre os dias 6 e 10 de outubro – teatro com fantoches, brincadeiras, passeios e lanches especiais, diversão garantida. Nos dias 8 e 9 também tem programação no Cine Pireneus. Sessão Pipoca, às 9h e às 14h, e Barganha Book – uma oportunidade para que as crianças troquem livros que já leram por outros que ainda não conhecem.

E não vamos nos esquecer do grande dia, 7 de outubro, aniversário de Pirenópolis. Logo cedo, às 6h, alvorada com a Banda Phoenix. Às 7h, hasteamento de bandeiras (Praça Central) e a partir das 13h, a festa continua na Praça Central, com muitas brincadeiras para as crianças – brinquedos infláveis, pula-pula e animadores para agitar a meninada.

Entre os dias 11 e 31 de outubro, acontece no Cine Pireneus, a exposição fotográfica “Retratos da África: convergências e riquezas de um continente”, em Pirenópolis. Realização da Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 13 de outubro a agenda especial é para os idosos do grupo Amantes da Vida, que farão um passeio pela história na Fazenda Babilônia. Realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

No dia 16 de outubro é dia da Gibiteca apresentar uma programação cheia de oficinas e atividades.
Sábado, 18, os alunos do Projovem embarcam para um passeio no Mutirama, em Goiânia. Realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Para o dia 18 e 19 a programação foi reservada para os apaixonados por ciclismo. 10º GP Goiás de Montain Bike, em Pirenópolis. A largada acontecerá às 9h pontualmente, saindo do Campo de Futebol do Carmo (em frente à Pousada dos Pirineus), e a chegada no mesmo local. O tipo de prova é Cross Country com percurso aproximado de 17,4 Km (equivale a 01 volta). Realização em parceria com a Liga Goiana de Ciclismo.

    PROGRAMAÇÃO:
Dia 18/10 – Sábado
15h – Largada da prova social disputada por crianças de 06 à 12 anos;
20h – Ações do Magalhães Sports, rua do Lazer com sorteio de uma bike;
Dia 19/10 – Domingo
8h – Abertura oficial da prova
9h – Largada do 10º GP Goiás de MTB 2014
 
No dia 24 de outubro a Secretaria de Educação promoverá um sarau no Centro Municipal de Artes Ita e Alaor, às 19h, com apresentações de alunos – violão e flauta doce – e a premiação do concurso Leitor Nota 11, que anunciará o aluno que mais leu livros no decorrer do ano de 2014.
 Para o dia 27 de outubro as merendeiras da rede municipal irão apresentar deliciosas receitas na 2ª edição do concurso “Nada se perde, tudo se cozinha”, que acontecerá às 9h30, no Espaço de Convivência (Av. Sizenando Jayme).
 
A Secretaria Municipal de Saúde encerra na última semana de outubro, nos dias 28 e 29 a programação do Outubro Rosa, com atendimentos especiais para saúde da mulher e do homem.
 
E para encerra o mês de aniversário de Pirenópolis, a Secretaria de Educação promove a 7ª edição do concurso “Soletra P-I-R-E-N-Ó-P-O-L-I-S”, às 7h30, no Theatro Sebastião Pompeu de Pina (Av. Comendador Joaquim Alves.

Serviço:
Aniversário de 287 anos de Pirenópolis
Data: Outubro de 2014
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Pirenópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado