segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ruas de Pedras: estilo que persiste em Pirenópolis

Prefeitura da cidade histórica investe em modelo sustentável de revestimento nas vias públicas
IMG_0405
Trabalho na Vila Mutirão

Um dos principais desafios de um gestor municipal é equilibrar as finanças públicas, de modo que cumpra com suas responsabilidades fiscais e ao mesmo tempo garanta investimentos para o município. Em Pirenópolis, o prefeito Nivaldo Melo viu no resgate de um modelo típico de pavimentação local, uma forma de aliar infraestrutura, geração de emprego – aproveitando a  mão de obra local e sustentabilidade. Trata-se do ladrilhamento das ruas com pedras de quartzito, também conhecidas como pé-de-moleque ou pedras de Piri. A cidade, que a pouco completou 287 anos, já têm algumas ruas com esse tipo de revestimento no Centro Histórico, e durante sua gestão, Nivaldo levou esse modelo para outros bairros também.


Diretor de obras, Inácio Rosicler, prefeito Nivaldo Melo e moradora Anair Oliveira, acompanhando o calçamento na Vila Mutirão
Diretor de obras, Inácio Rosicler, prefeito Nivaldo Melo e moradora Anair Oliveira acompanhando o calçamento na Vila Mutirão

Para Nivaldo, a escolha do calçamento das ruas com as pedras é a forma mais viável quando se leva em conta a relação custo-benefício. “Primeiramente adquirimos as pedras em Pirenópolis, a mão-de-obra contratada para execução do serviço também é daqui, esses dois fatores fomentam a economia local. Outro ponto importantíssimo é que essas pedras, além de garantir um revestimento permanente, desde que não aja intervenção de terceiros; também é uma obra sustentável, visto que permite a permeabilização das águas das chuvas”, esclareceu.

Quem também está de acordo com o prefeito é a microempreendedora individual, Carolina Leão, que atua no ramo de hotelaria em Pirenópolis. Segundo ela, esse tipo de revestimento deveria se tornar padrão em toda a cidade. “O ideal para a cidade é que a pavimentação das ruas seja feita com pé-de-moleque; além de movimentar dinheiro na cidade, esse calçamento evita buracos e desmoronamentos precoces; diminui acidente, pois reduz a velocidade de automotores e a durabilidade é bem maior que a do asfalto também. Quero parabenizar ao prefeito Nivaldo Melo, atual gestor, pela iniciativa de fazer este tipo de obra, e sugiro que se estabeleça em nosso Plano Diretor que o calçamento de toda a cidade deve ser substituído por este, quando necessário a reforma, e que possíveis novos loteamentos também sigam este padrão”, sugeriu.

Há 42 anos trabalhando com pedras, Jovelino não pensa em parar

Segundo o diretor de obras, Inácio Rosicler, somente este ano, foram calçadas 5.314 m² de ruas em Pirenópolis, nos Bairro do Bonfim e São Francisco, Vila Mutirão, Setor Meia Ponte, Passagem Funda e Setor Central. Cerca de 20 homens trabalham no calçamento das ruas, entre eles, Jovelino Gomes, que já trabalha há 42 anos com pedras. “É um trabalho duro, mas é gratificante saber que estamos melhorando a infraestrutura da nossa cidade, eu já faço esse trabalho a vida inteira, foi graças a esse tipo de serviço que criei meus filhos e me sustento até hoje”, contou.

OPINIÃO DOS MORADORES
Dona Narcísia aprovou e agradeceu o trabalho do prefeito em sua rua

Na Vila Mutirão, a moradora Anair Oliveira fez questão de parabenizar o prefeito Nivaldo Melo em uma de suas vistorias à obra. “Esperamos muitos anos por um prefeito que olhasse por nós e o Nivaldo, mais que um bom prefeito um amigo da nossa comunidade”, disse. Outra moradora que parabenizou o trabalho realizado na Vila foi Dona Narcísia, “já passei muita peleja aqui com a poeira e com o barro, agora é um serviço que vai durar a vida inteira, precisou de prefeito como Nivaldo para fazer isso pela gente”. A Rayanne Barbosa mora com a família há 3 anos no Setor Meia Ponte, e contou que a maior dificuldade era o acesso a casa dela. “Aqui quando chovia carro não chegava, se descia não subia mais até secar o barro, mas com as pedrinhas, agora, resolveu tudo”, contou.

Foi pensando na Dona Narcísia, na Anair, na Rayanne e em outras centenas de famílias, que o prefeito Nivaldo Melo tem investido na infraestrutura de Pirenópolis e também dos povoados. “Nossa equipe trabalha para tornar Pirenópolis um lugar cada vez melhor para se viver, estamos atentos às necessidades da comunidade, e nos preparando para novos desafios”, afirmou Nivaldo.

Texto e fotos extraído do site da Prefeitura Municipal de Pirenópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado