quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A origem da família Fleury

Origem da FAMÍLIA FLEURY, pelos grandes genealogistas JARBAS JAYME e seu filho JOSÉ SISENANDO JAYME: essa família teve sua origem lusitana (portuguesa) e não francesa como muitos ainda acreditam. LUIZ COELHO FURTADO ganhou do governo português, ao tempo de Marques de Pombal, duas sesmarias em terras goianas. 

Foi casado aqui em Goiás e adotou o nome Fleuri para seus filhos (João Fleuri Coelho, o primeiro, nasceu em Traíras, a 2 de junho de 1763). O nome "Fleuri" foi adotado por Luiz Coelho Furtado e sua esposa Joana Emília Leite (nascida na antiga Capital Goyaz), não se sabe o porquê. 

O primeiro filho de João Fleuri Coelho nasceu em Pirenópolis em 21-6-1793-1846, era o Padre LUIZ GONZAGA DE CAMARGO FLEURI. (vale a pena conhecer sua biografia). O Padre LUIZ GONZAGA era tio-avô de Barbara Augusta de Pádua Fleuri Sant'Ana, minha bisavó paterna, em pauta nesta postagem. 

Cidinha Coutinho.

BÁRBARA AUGUSTA DE PÁDUA FLEURI

ANTONIO AUGUSTO DE PÁDUA FLEURI 

23 comentários:

  1. sonimar fleury fernandes de oliveira6 de janeiro de 2018 às 00:23

    O respeitável professor e farmacêutico Agnelo Arlington Fleury Curado, defende a que a origem dos Fleurys é francesa, no seu livro Fleurys e Curado. Inclusive ele cita Luiz Coelho Furtado como o "primeiro Fleury aparecido no Brasil".Atesta que ele "era um oficial do Exercito que, devido perseguição, fugiu para o Brasil, tendo aqui trocado de nome."
    Sonimar Fleury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um grande admirador de Agnelo Curado e respeito sua obra. Mas ele se baseou em relatos de oralidade e viveu numa época em que havia dificuldades de informações. Com a publicação do livro "A origem da família Fleuri", no José Sisenando Jayme, essa discussão sobre a ascendência francesa restou superada. O livro retrai até o ano de 1500. De qualquer forma, obrigado pela sua visita ao site e pelo comentário.

      Excluir
    2. Porque e escrito com i e nao y , existe Fleury com y ou e com i

      Excluir
  2. Tradição e cultura, família Fleury sempre terá respeito em nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Sempre terá respeito mesmo sou da família Fleury.

    ResponderExcluir
  4. Olá!sendo bisetoda Bárbara Augusta de Pádua Fleury, é possível que passa me ajudar. O filho de Augusta, Antônio de Pádua Fleury casou com minha tia avó Emma Alfredo Teodoro Seelinger, que passou a assinar Emma Seelinger Fleury. Eles tiveram 5 filhos: Alfredo Augusto, Jerônimo, Nelson, Wilson e Paulo. Estou buscado informações sobre Antonio de Pádua Fleury e de seus filhos. Especialmente Jerônimo e Nelson que foram alunos da Escola Nacional de Belas Artes
    O senhor pode entrar em contato pelo e-mail hseelinger@gmail.com
    Att,

    ResponderExcluir
  5. aqui no norte tem a minha família e parentes Fleuri ou Fleury....esse sobre nome não é comum aqui...quando tem alguém com esse sobre nome aqui geralmente já sabemos que é um parente kkk,e ao longo das conversas isso fica constatado..uma coisa que me deixa confusa e que uma parte é escrita com Y( a maioria) e a outra com i,o meu é com i Fleuri,mas o da minha tia e da minha prima é fleurY ,meu pai tem tios que também são com Y...Mas oque acabou me intrigando aqui é que como minha família e parentes podem ter ligações com a sua família? pq esse artigo explica a origem da família Fleury/Fleuri.Esse sobre nome está aqui na Região Norte ha varias gerações também....

    ResponderExcluir
  6. Em Minas tbm tem FLEURY...
    Falo de Itatiaiuçu MG!

    ResponderExcluir
  7. Também sou Fleury, por parte pai que eram da região de Porto Feliz... meu avô Fleury de Fleury e meu pai Oscar de Pádua Fleury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sou de Boituva, sera que somos parentes?

      Excluir
    2. Oi Barbara, e Iperó, você conhece alguem?

      Excluir
    3. Sou Fleury também, meu avô era Javet Fleury, de São Manoel SP. Região de Botucatu.

      Excluir
  8. Também sou Fleury, por parte pai que eram da região de Porto Feliz... meu avô Fleury de Fleury e meu pai Oscar de Pádua Fleury....sou Renata Rovaroto Fleury

    ResponderExcluir
  9. Também sou Fleuri, meu avô por parte da mãe é Mateus Fleury com (y). Achei interessante. Moro agora em Posse - GO, meu avô nasceu aqui é tem muitos Fleuri/fleury por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou bisneta do Mateus Fleury e neta da flora Fleuri, moro em Brasília Df
      -Geovanna fleuri

      Excluir
    2. Sou bisneta do Matheus Fleury e neta da flora Fleury, moro em Brasília Df

      Excluir
  10. Sou Fleury e busco maiores informações sobre a origem. Meu avô Gustavo Fleury Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão da minha mãe chama-se Gustavo Fleury da Silveira Neto, o irmão de meu avô Gustavo Fleury da Silveira Filho e Gustavo Fleury da Silveira é pai de meu avô Décio Fleury da Silveira

      Excluir
    2. Minha linha da família vem de Gustavo Fleury da Silveira -> (José Corrêa da Silveira+Rosa Amélia Veiga Fleury) -> (Cap. José Francisco Camargo Fleury+Roduzinda Fleury) -> (João Fleury Coelho+Rosa Maria de Lima Carvalho) -> (Cap. Luiz Coelho Furtado+Joana Emilia Leite) -> (Antonio Coelho+Maria de Azevedo).... Isso é o que eu sei.

      Excluir
  11. Minha Mãe chama-se Camila Maria Sampaio Fleury da Silveira, Filha de Décio Fleury da Silveira (Tietê), neta de Gustavo Fleury da Silveira. Me chamo Mauricio Fleury da Silveira Mestieri. Meu Bisavô paterno chama-se Gustavo Fleury da Silveira, filho de José Corrêa da Silveira e Rosa Amélia Veiga Fleury. Consegui traçar a linha da família até João Fleury Coelho (1763-1827) Pirenópolis, Goiás, que casou-se com Rosa maria de Lima Camargo. Dali para trás não encontro outro Fleury.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro «Aspectos da cultura goiana – volume 2» (1971), de Ático Vilas-Boas da Mota, deixa clara a origem portuguesa da família Fleury brasileira no seguinte relato das páginas 63 e 64:

      «A tradicional família Fleury, de reconhecida projeção nacional e cujos numerosos descendentes têm sabido elevar bem alto o patrimônio moral e intelectual do Brasil, teve como genearca, em Goiás, o capitão João Fleury Coelho, nascido em Trairas a 2 de junho de 1763 (...). Era filho de Luiz Coelho Furtado, natural da freguesia de São Vicente de Irivo, conselho de Penafiel, bispado do Porto, Portugal, e de Joana Emilia Leite, natural da antiga Vila Boa de Goiás.»

      Crê-se que o "Fleury", dado ao capitão João Fleury Coelho ao nascer, tenha sido uma homenagem dos pais a um padre franciscano que descendia dos Fleury franceses e que havia sido preceptor do capitão quando este ainda era criança. Essa hipótese é corroborada pelo fato de haver sido o capitão Fleury Coelho conhecido pela alcunha de «Fradinho», a qual é decorrente de sua convivência com o aludido religioso.

      Seu filho, Antonio de Padua Fleury (1795-1860), fruto do matrimônio com Rosa Maria de Lima Camargo, foi um importante militar e senador do Império do Brasil.

      Excluir
    2. Há pouco, pus uma atualização que talvez lhe interesse sobre a família (genealogicamente, vai além de sua pesquisa e apresenta fonte bibliográfica).

      Excluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado