terça-feira, 14 de julho de 2015

Pirenópolis na rota da tocha Olímpica Rio 2016






Cidade histórica pleiteia estar entre os 300 municípios brasileiros por onde a tocha Olímpica passará
O prefeito Nivaldo Melo e o secretário municipal de turismo, Sérgio Rady, receberam no dia 07 de julho, duas representantes do Comitê Olímpico dos Jogos de 2016, Lívia Busquet e Ingrid Cano para apresentação da cidade de Pirenópolis, que pleiteia integrar a rota da Tocha Olímpica no próximo ano. Participaram da reunião - representantes do trade turístico, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Hospital Ernestina Jayme Lopes e secretários municipais, todos compartilhando do mesmo desejo: participar das Olimpíadas de 2016!
A recepção foi um aperitivo para mostrar o que Pirenópolis tem de melhor: seu povo hospitaleiro. Cavaleiros, mascarados e pastorinhas deram as boas-vindas às convidadas. Um típico café sertanejo foi servido dando uma amostra da gastronomia local. O prefeito Nivaldo Melo fez questão de ressaltar que a maior qualidade do pirenopolino é receber bem quem chega, seja de perto ou de longe. “Receber um evento como é uma grande responsabilidade e também um grande orgulho. Fazer parte desse momento histórico para os brasileiros marcará a história de Pirenópolis, que já está contagiada com a possibilidade de fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2016. Temos muito para mostrar – história, arquitetura, gastronomia e um povo feliz que quer carregar o fogo da tocha Olímpica”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de turismo, Sérgio Rady, garantiu de antemão que Pirenópolis está preparada para integrar a rota da Tocha Olímpica. “Logo que surgiu o convite, já começamos a pensar em tudo o que poderíamos contribuir para esse evento. Somos uma terra riquíssima culturalmente e com verdadeiro talento para realizar eventos que contagiam moradores e visitantes. As Olimpíadas de 2016 serão um sucesso e Pirenópolis, como o destino mais charmoso do Centro-Oeste, não abre mão de fazer parte desse momento!”, afirmou.
Hora de “Descobrir Pirenópolis”
Acompanhadas pela turismóloga Ediane Bastos, Lívia e Ingrid fizeram um tour pelo município. Circularam pelo Centro Histórico, visitaram cachoeiras, conheceram um pouco mais da nossa cultura e retornaram para casa com a certeza de que Pirenópolis espera recebê-las em breve. Dessa vez para preparar o trajeto da tocha Olímpica pelas ruas de pedras da antiga Meia Ponte. Vamos torcer os dedos e nos preparar para mais um grande evento em nosso país (e também em Piri)!
Lançamento da Tocha Olímpica
No último dia 03 de julho, o prefeito Nivaldo Melo e secretário municipal de turismo, Sérgio Rady, fizeram questão de participar do lançamento da Tocha Olímpica em Brasília. O eventou contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan (ambos da vela), Bernard, Leila e Paulão (os três do voleibol) – também apresentou as 83 cidades do Brasil já confirmadas como integrantes do revezamento (veja a lista completa abaixo). Essas cidades, incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília, serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “dormir” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.
Movimento, inovação, brasilidade: estas três palavras resumem a tocha Olímpica. Movimento em seu design curvilíneo e suave; inovação no seu mecanismo de acendimento da chama, jamais presente em tochas Olímpicas; brasilidade em suas cores e ícones, que remetem às belezas naturais do país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.
A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.
Nos próximos dois meses, o Comitê Rio 2016 e os patrocinadores oficiais do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os condutores. Os governos federal e dos estados e municípios por onde a chama passará são parceiros do Comitê Rio 2016 na organização do revezamento, garantindo a prestação dos serviços públicos necessários.
Em uma ação com o Twitter, o Comitê Rio 2016 está mostrando a tocha Olímpica para todos que usam a hashtag #TochaRio2016. Os usuários da rede social vão receber uma imagem personalizada, com informações sobre como eles podem se inscrever no revezamento. O Rio 2016 também levará aos fãs de esportes os bastidores da festa da tocha Olímpica, que acontece no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira, no Jockey Club Brasileiro: siga a conta @Rio2016 e receba selfies exclusivas dos convidados feitas com o Twitter Mirror.
A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã.
(com informações do site: Rio2016.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado