sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Moradores de Pirenópolis se unem para recuperar áreas alagadas



Equipes dos bombeiros ajudam a retirar lama e desentupir bocas de lobo.
 
 
Carnaval está mantido, mas alguns estabelecimentos ficarão fechados  Moradores se uniram para limpar e recuperar as áreas alagadas pela cheia no Rio das Almas, em Pirenópolis, no leste de Goiás. Equipes do Corpo de Bombeiros também estão no local ajudando a retirar a lama e entulho dos imóveis, assim como a limpeza das bocas de lobo. A previsão é que até a próxima semana, todo o trabalho já tenha sido concluído. População ainda contabiliza os prejuízos com a alta o nível das águas.

Ao todo, 27 casas foram atingidas pela água. A maioria delas fica no centro e no alto da Lapa. De acordo com a prefeitura, seis casas desabaram. O governo já está cadastrando as famílias atingidas para receberem assistência do poder público. O comércio também foi prejudicado, com 24 estabelecimentos, entre pousadas, bares e restaurantes, alagados. De acordo com a prefeitura, as fortes chuvas não comprometeram o carnaval, a grande preocupação dos turistas que já reservaram hospedagem na cidade. Entretanto, algumas pousadas não terão condições de abrir durante o feriado devido aos estragos deixados pela chuva. Em um dos imóveis, a força da água derrubou o muro e invadiu o prédio. Móveis e eletrodomésticos também ficaram estragados.

A dona do empreendimento disse que está devolvendo o dinheiro das pessoas que já fizeram a reserva para o carnaval e que não há previsão de quando a pousada voltará a funcionar normalmente.

Em um restaurante, a água chegou a 1 metro de altura, danificando equipamentos e fazendo com que todos os alimentos fossem perdidos. Diante do grande prejuízo, funcionários se uniram para lavar o que sobrou e tentar reabrir o estabelecimento o mais rápido possível.Cheia
A cheia no Rio das Almas aconteceu na terça-feira (27). Segundo os bombeiros, a situação se normalizou no dia seguinte. A enxurrada chegou a arrastar três carros, dos quais dois estavam vazios.

No terceiro veículo, na Rua Direita da cidade, havia uma mulher. Ela conseguiu se segurar em um galho de uma árvore pela janela do veículo e conseguiu sair, mas ficou ilhada. Em seguida ela foi resgatada pela corporação e não ficou ferida.

A Secretaria de Ação Social de Pirenópolis informou que trabalha com a corporação para verificar se algum imóvel corre risco de desabamento. As margens do Rio das Almas foram interditadas pelos bombeiros. A Devesa Civil também atua no local e monitora a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado