sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Moradores de Pirenópolis se unem para recuperar áreas alagadas

Expectativa da administração é de 20 mil turistas nas festas da cidade. Segundo Bombeiros, mais de 50 imóveis foram atingidos pelo temporal.

A Prefeitura de Pirenópolis, região leste de Goiás, confirmou que vai manter a programação de carnaval na cidade este ano. O anúncio foi feito dois dias depois da cidade ser atingida por uma forte chuva, quando o Rio das Almas e o Córrego Lava-pés transbordaram e atingiram mais de 50 imóveis. De acordo com a prefeitura, a expectativa é que 20 mil turistas irão à cidade no próximo feriado.

De acordo com Secretaria de Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável, as festas deste ano serão animadas pelo tradicional carnaval de marchinhas na cidade. Durante o evento, a prefeitura vai restringir o tráfego de veículos no centro histórico entre as 16h e 1h da manhã, proibir o som automotivo e o uso de garrafas e copos de vidro nas ruas. A programação inclui desfile de antigos e novos blocos de carnaval e a realização de bailes. Segundo a Prefeitura, a tradicional Rua do Lazer, que foi um dos pontos atingidos pela chuva de terça-feira, já foi recuperada e liberada.

Até a quinta-feira (28) ela estava com o trânsito bloqueado para que funcionários fizessem a restauração do calçamento de pedras.

O transbordamento aconteceu na madrugada de terça-feira (27). Em primeiro boletim, o Corpo de Bombeiros divulgou que 24 imóveis haviam sido atingidos pela água do transbordamento. Porém, após o fim das inspeções, o número subiu para 51, 27 casas e 24 comércios foram danificados.

De acordo com a corporação, uma casa está interditada e a família teve de ir para casa de parentes.

Segundo a prefeitura, de cerca de 200 pousadas da cidade, apenas uma, da década de 1920, foi atingida pelo temporal. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), informou que só vai se pronunciar sobre os estragos quando um laudo técnico estiver pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado