segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pirenópolis brinca o carnaval mais um ano

A Prefeitura Municipal de Pirenópolis, através da Secretaria de Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável, reuniu na manhã desta quinta-feira, 21 de janeiro, com alguns colaboradores do poder executivo, empresários, PM, Bombeiro Militar e o representante da equipe que prestará serviços no trânsito no carnaval de 2016 na cidade histórica. A edição de carnaval de época, animada pelas marchinhas carnavalescas este ano tem como tema “Tradição e Cores”. O carnaval de marchinhas em Pirenópolis tornou-se um evento consolidado por seu perfil cultural, resgatando a história e a tradicionalidade dos carnavais de época.

Estavam presentes, Capitão do 11º Comando Independente Bombeiro Militar, Daniel Freire Pereira Batista, a representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sônia Naoum, o Delegado de Polícia, Bruno Cosa e Silva, os representantes da Secretaria de Administração e Finanças, Antônio Mendonça, Eliandro Jaime, junto da Secretária, Vanessa de Pina Melo, o Secretário do Meio Ambiente, Arthur Abreu, a representante do Conselho Municipal de Turismo (ComTur), Maria Rosa de Marchi, o representante do trânsito, Reginaldo de Almeida Paiva, o Diretor de Obras e Infraestrutura, Inácio Rosicler de Pina e o Capitão da PM, Bonfim.

A reunião foi para esclarecer algumas questões, como a quantidade de fiscais que estarão nas ruas, os lugares que estes fiscais vão estar posicionados, a quantidade de banheiros que estrão disponíveis para os visitantes nas ruas, a proibição de transitar com garrafas de vidro e como autuar os motoristas que perturbarem com o som o automotivo. O Secretário Turismo, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sérgio afirmou que a Prefeitura contratou vários banheiros e que eles estarão distribuídos em diversos pontos. Sérgio disse também que o importante é minimizar os problemas e conscientizar o turista de que em Pirenópolis existem regras, por ser uma cidade tombada como patrimônio histórico e por não comportar excessos. “O destino é para ser preservado, estamos trabalhando o trânsito e estimulando o turista a estacionar o carro e andar a pé pela cidade, além de ser saudável, ele diminui o impacto e consequentemente o fluxo do trânsito”.

Sérgio lembra que é interessante preservar o turista que vem e faz reserva de hospedagem, o que se programa para vir visitar Pirenópolis. “É muito difícil acolher as pessoas que vem para a cidade sem destino de hospedagem, nos dá muito trabalho devido à desordem que é causada no local que ele escolhe acampar. Trabalhamos para bem receber os nossos visitantes, mas não podemos mudar a rotina local, interferir no ambiente natural do destino. Na beiro do rio e em outros locais similares que não são credenciados para ser camping, não é permitido acampar e nós vamos continuar fiscalizando. Nossa função é trabalhar para oferecer qualidade e conforto, sendo assim as pessoas que nos visitam sempre vão voltar para usufruir de um serviço de qualidade”.

Sérgio informou que o trânsito será remanejado novamente, os fiscais estrão posicionados para ajudar os visitantes a transitarem, algumas ruas serão fechadas e não será permitido estacionar em algumas vias. De acordo com o Sérgio, Pirenópolis deseja proporcionar um carnaval tranquilo e alegre. Uma festa responsável que respeite o patrimônio histórico e a segurança de moradores e visitantes. Para isso ele apresentou algumas providencias que foram tomadas:

– Restrição ao tráfego de veículos no Centro Histórico (o trânsito será parcialmente fechado nos 4 dias de carnaval entre 16:00hs as 01:00hs);

– Proibição de som automotivo, os mesmos podem abalar alicerces e deslocar telhas dos casarões;

– Proibição do uso de garrafas e copos de vidro nas ruas;

– Plano específico de segurança para coibir abusos e reforçar o policiamento e a fiscalização;

Sérgio lembra que a política Municipal é divulgar o conceito de Turismo Responsável, pautado na cidadania, inclusão, motivando a colaboração com as normas, a limpeza pública, o respeito ao patrimônio, às tradições e cultura pirenopolina, opção social e ambientalmente correta que traz benefícios aos anfitriões e visitantes.

Em Pirenópolis, as crianças não ficam fora da folia, a 3ª matinê infantil será dia 9 de janeiro, das 17hr às 20hr. Atenção, papais e mamães, as melhores fantasias serão premiadas. Toda folia será preparada na Rua Direita, uma das principais ruas do centro histórico, onde casarões coloniais nos remetem ao passado tornando a diversão dos antigos e novos blocos carnavalescos harmônicos e divertida. Será montado um grande salão para os bailes de carnaval à moda antiga, entre os dias 6 à 9 de fevereiro, conforme o horário:

Sábado: 21hs ás 3hs

Domingo: 21hs ás 3hs

Segunda – feira: 21hs ás 3hs

Terça-feira: 18hs ás 00:00hs

A cidade se prepara para receber uma média de 20mil foliões. Eles terão o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, entidades do trade e vários Departamentos da Prefeitura, que com muito planejamento e organização, vão trabalhar para atender à população de maneira segura e tranquila.

É válido lembrar que a logomarca do carnaval cultural utilizada desde 2010 é um presente do cartunista Jorge Braga, um ícone que representa a cultura local. Este ano novamente o alegre Mascarado Pierrô, torna-se figura marcante no evento, fidelizando assim a logo dos Carnavais em Pirenópolis.

Fonte: site da Prefeitura Municipal de Pirenópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado