quarta-feira, 4 de maio de 2016

Circuito das Cavalhadas é lançado em Goiás

O governador Marconi Perillo lançou na terça-feira (03/05), no Palácio das Esmeraldas, a primeira edição do Circuito Cavalhadas de Goiás, instituindo o apoio perene do governo do Estado a essa festa que se tornou tradição. A partir de agora, estão garantidos recursos para realização da festa neste ano e nos anos seguintes. Ele determinou ao presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, que o Circuito fosse incluído na programação anual de eventos promovidos pelo governo. De acordo com Marconi, “como forma de garantir que as Cavalhadas tenham apoio em nosso governo e nos governos seguintes”.

 Fazem parte desta primeira edição os municípios de Jaraguá, Posse, Santa Cruz, São Francisco de Goiás, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás e Corumbá de Goiás. Os municípios receberão R$ 500 mil no total, que deverão ser aplicados na montagem da festa (camarotes, arquibancada) e na divulgação. “Pedi para incluir, também, logo após esse primeiro Circuito, as Cavalhadas de Crixás, Hidrolina, Pilar de Goiás, Luziânia e Niquelândia”, anunciou Marconi.

O presidente da Goiás Turismo acredita que a união das Cavalhadas em torno do Circuito e os novos investimentos devem potencializar ainda mais os eventos, já que serão tratados de maneira global pelas agências de turismo. “Temos certeza que esta nova roupagem irá impulsionar e disponibilizar para cada agência de turismo, para todas as pessoas do nosso estado, uma potencialidade um pouco maior no que tange ao aproveitamento turístico das Cavalhadas”, projetou.

Representando os municípios beneficiados, o prefeito de Palmeiras, Alberane de Sousa Marques, agradeceu o empenho do governador. Afirmou que o investimento “enriquece e valoriza” a cultura e a tradição goiana. “Em nome de todos os prefeitos, em nome destas cidades, gostaríamos de agradecê-lo, governador, agradecer ao Governo de Goiás, por importante apoio dado à nossa cultura e à nossa tradição aqui em Goiás.”

Presente na solenidade, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, José Eliton, enalteceu a história de Marconi com esta manifestação cultural. “Ele que sempre ajudou muito em propagar, não só para o Estado de Goiás, mas como para o mundo inteiro, essa manifestação tipicamente goiana que transcende nossas fronteiras”.

 Escolhido para discursar em nome dos participantes, Anilton Samuel, Rei Mouro de Santa Cruz de Goiás, cujas Cavalhadas completam 200 anos em 2016, falou da importância em propagar a tradição para as gerações futuras. “Obrigado pelo zelo, governador, com as Cavalhadas, essa tradição do Estado. Vai ficar marcada nessa história para todo o sempre.”

 Infância em Palmeiras – Marconi contou que em sua infância, na cidade de Palmeiras de Goiás, cresceu admirando as Cavalhadas. “Depois me casei com uma moça de Pirenópolis, a Valéria, que cresceu participando de Cavalhadas”, afirmou.

 “Quando menino a diversão era ir para o Campo das Cavalhadas durante a montagem dos camarotes e ficar pulando de um camarote para o outro. Às vezes caíamos, quando tinha algum buraco”, revelou Marconi. “Mas a gente acompanhava as Cavalhadas desde um mês antes. Os treinos, os ensaios dos cavaleiros, as alvoradas. Talvez por isso eu tenha tanto compromisso com a cultura do Estado. Sempre tive com a Cultura e com o Turismo.”

 Marconi fez uma homenagem aos participantes antigos da festa que, segundo ele, mantêm acesa a tradição. “Além de manter a memória viva de nossos antepassados, vocês também propiciam aos seus municípios a atração de turistas”. Cumprimentou os reis antigos, embaixadores, imperadores e festeiros. “Sem seus antepassados e sem vocês, Goiás seria um Estado muito menor hoje, porque as tradições e a própria memória são fundamentos para que a gente possa construir uma bela história”.

Confira as datas do Circuito Cavalhadas 2016:
  • Jaraguá (14 e 15/5)
  • Posse (14 e 15/5)
  • Santa Cruz (14 e 15/5)
  • Pirenópolis (15 a 17/5)
  • Palmeiras de Goiás (27 a 29/5)
  • São Francisco de Goiás (18 e 19/6)
  • Corumbá de Goiás (de 8 a 10/9).

Fonte site: http://diariodegoias.com.br/cidades/25470-circuito-das-cavalhadas-e-lancado-em-goias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado