segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A Quaresma Católica


O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede à Páscoa cristã. É celebrado por algumas igrejas que seguem o Cristianismo - Católica, Ortodoxa, Anglicana, Luterana etc. 

O nome Quaresma vem do latim quadragesima dies (quadragésimo dia). E o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma é a preparação.

A Quaresma prepara os fiéis para a celebração da Festa Pascal, que comemora a ressurreição de Cristo. Tal preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.

Em tempos outros, aqui em Pirenópolis, no período da Quaresma se cobriam os espelhos, não se promoviam festas e as pessoas se resguardavam. Não havia consumo de álcool e nem de carnes vermelhas. Falava-se baixo, ria-se pouco e rezava-se muito.

Hoje tudo está muito mudado. Nem parece que estamos nessa época de sacrifícios e constrições.

Este blogue acompanhará os principais acontecimentos da Quaresma em Pirenópolis até chegarmos à Pascoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado