quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Via Sacra Solene


CONVITE
A Mesa Diretora da Irmandade do Santíssimo Sacramento e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, continuando os seculares exercícios quaresmais, convida todo povo de Deus a participarem da Via Sacra Solene.
Quando: Todas as sextas-feiras da Quaresma.
Horário: 19 horas.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Largo da Matriz, Centro Histórico.
O QUE É A VIA-SACRA?
O exercício da Via Sacra consiste na peregrinação mental através de quadros ou cruzes nas paredes das igrejas, da caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão e Ressurreição. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à quatorze estações, no século XVI, e hoje conta com quinze. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.
Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente através de telas, o caminho da Paixão do Senhor, que em Pirenópolis é retratado pelo artista pirenopolino e Irmão do Santíssimo Pérsio Ribeiro Forzani, cuja obra se encontra na Matriz do Rosário desde 2014.
Concede-se indulgência plenária ao fiel que fizer piedosamente o exercício da Via-Sacra, pois renova-se a memória das dores que sofreu o divino Redentor no caminho para a nossa salvação.
É necessário ainda, além da repulsa de todo o afeto a qualquer pecado, até venial, o cumprimento das três condições seguintes: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (costuma-se rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória). Uma confissão pode valer para se obterem todas as indulgências plenárias durante o período de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado